Filme francês sobre monges assassinados é favorito para César

Premiação da academia do cinema da França acontece em Paris nesta sexta-feira

iG São Paulo com AFP |

Divulgação
O ator Lambert Wilson (esq) em "Homens e Deuses"
O filme "Homens e Deuses" (que tem estreia no Brasil prevista para 25 de março), do francês Xavier Beauvois, que recria os últimos meses de vida de monges assassinados na Argélia em 1994, é o favorito ao César – um dos mais importantes prêmios do cinema francês –, que acontece nesta sexta-feira, em cerimônia em Paris.

O longa de Beauvois – que se inspira livremente nos últimos meses de vida dos monges de Tiberin, antes de seu sequestro no mosteiro em que viviam, nas montanhas de Atlas, até os assassinatos – recebeu 11 indicações, entre elas a de melhor filme e de melhor diretor. Interpretado por um elenco considerado formidável, no qual destacam-se Lambert Wilson, como líder espiritual do grupo, e Michael Lonsdale, o filme foi agraciado no último Festival de Cannes com o Grande Prêmio. Assista ao trailer do filme .

Presidida pela atriz americana Jodie Foster, a cerimônia dos prêmios anuais do cinema francês também fará uma homenagem a Roman Polanski, cujo filme "O Escritor Fantasma" conquistou oito indicações, entre elas a de melhor filme e de melhor diretor.

A lista de filmes indicados ao prêmio equivalente ao Oscar na França também reserva um lugar inédito às comédias, geralmente rejeitadas na disputa. Na lista de indicados, aparecem também "Mammouth", de Gustave Kervern, "L'Arnacoeur", de Pascal Chaumeil, "Gainsbourg, O Homem Que Amava as Mulheres", de Joann Sfarr, "Le Nom de Gens" de Michel Leclerc, e "Turnê" , de Mathieu Amalric.

Os protagonistas dos filmes a seguir figuram entre os candidatos ao César de melhor ator: Gérard Depardieu ("Mammouth"); Romain Duris ("L'Arnacoeur"), Eric Elmosnino ("Gainsbourg"), Jacques Gamblin ("Le Nom des Gens") e Lambert Wilson ("Homens e Deuses").

As sete atrizes candidatas ao César são: Isabelle Carré ("Les Émotifs Anonymes" de Jean-Pierre Améris), Catherine Deneuve ("Potiche", de François Ozon), Sara Forestier ("Le Nom des Gens"), Charlotte Gainsbourg ("A Árvore", de Julie Bertucelli), e Kristin Scott-Thomas ("Elle s'appelait Sarah" de Gilles Paquet-Brenner).

Entre os candidatos ao César de melhor filme estrangeiro, aparecem o argentino "O Segredo de Seus Olhos", de Juan José Campanella, "A Origem", de Christopher Nolan, "Brilho de uma Paixão", de Jane Campion, "Illégal", de Olivier Masset-Depasse, "A Rede Social", de David Fincher, e "Invictus", de Clint Eastwood.

Um César de honra será concedido pela Academia do cinema francês ao diretor americano Quentin Tarantino.

    Leia tudo sobre: homens e deusescésarcinema francês

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG