Filme de Beckett com Buster Keaton é lançado em DVD

Lançado um ano antes da morte de Keaton, curta-metragem "Film" reúne comediante e dramaturgo

Agência Estado |

Divulgação
Buster Keaton no curta-metragem "Film"
O encontro histórico entre o dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989) e o comediante Buster Keaton (1895-1966) é o tema de "Film" (1965), que acaba de ser lançado em DVD no Brasil pelo selo Magnus Opus.

O DVD traz nos extras as cenas cortadas na edição final pelo diretor Alan Schneider, que trabalhou com Beckett seguindo cada passo seu em "Film".

"Fim" foi um curta-metragem encomendado pelo Evergreen Theatre em 1963. Tratava-se de um projeto de 90 minutos que deveria reunir Beckett, Harold Pinter e Ionesco em torno de suas obsessões. Assim, Beckett escolheu o olho, Pinter, uma caixa e Ionesco, um ovo. No entanto, só o projeto de Beckett vingou.

Divulgação
Capa da edição brasileira do DVD
O filme, que é mudo, conta apenas com um som: "sssh!", feito pelo casal que o ator cruza junto ao muro de uma cinzenta rua de um bairro operário. Ele vive o personagem O, que tenta escapar da percepção de E, a câmera-olho que o segue por toda a parte.

Assim, protegido pelo ângulo de imunidade de 45 graus, ele entra em seu apartamento onde já se encontram um cãozinho e um gato deitados lado a lado.

Tentando se esconder do "olho" da câmera com um pedaço de pano, ele expulsa os bichos para fora. Mas os dois voltam num vaivém surrealista.

A intenção de "Fim" é mostrar duas visões diferentes da realidade, uma do olho que percebe e outra do olho de quem é percebido – algo que Keaton já havia explorado em tom de comédia no clássico "O Homem das Novidades" ("The Cameraman", 1928). Nesse filme, um macaquinho filma, de forma aleatória, uma sequência que salvará a vida de seu dono.

    Leia tudo sobre: filmbuster keatonsamuel beckettDVD

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG