Filme de Agnès Varda é o vencedor do Festival 4 + 1

Escolha foi feita por espectadores do evento, que aconteceu em cinco capitais

AE |

Divulgação
Cena de "Les Plages d¿Agnès", de Agnès Varda
Espectadores de cinco capitais - Buenos Aires, São Paulo, Bogotá, Cidade do México e Madri - escolheram "Les Plages d’Agnès" como melhor filme da primeira edição do FC (Festival de Cine) 4 + 1. O evento ocorreu na semana passada, de quinta a domingo. A sede foi em Buenos Aires, onde o longa de Agnès Varda recebeu no domingo à noite, no Malba, museu da Fundação Constantini, o prêmio de 20 mil atribuído pela fundação espanhola Mapfre.

A ideia do FC 4 + 1 nasceu do desejo do diretor-geral do Instituto de Cultura da fundação, Pablo Jiménez Burillo, de dar visibilidade a um cinema de autor que não estava encontrando espaço no mercado dos países em que Mapfre tem escritórios (ou representações). Houve um convidado de honra nesta primeira edição, o cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, que ministrou uma master class na capital argentina. A Fundação Mapfre realiza até janeiro uma reunião para avaliar os resultados da primeira edição e decidir em qual das outras capitais ocorrerá o segundo 4 + 1, no ano que vem.

O prêmio para Agnès Varda contempla uma das mais importantes (a mais?) revelada pela nouvelle vague. Varda debruça-se sobre o próprio passado, revê sua obra, as lutas feministas e o amor pelo companheiro, o também diretor Jacques Démy, que morreu em 1990. Neste 20 anos, Varda tem se dedicado a preservar sua memória em filmes tão bonitos quanto As Praias de Agnès, que já havia sido premiado com o César de melhor documentário de 2008.

    Leia tudo sobre: Agnès VardaFestival 4 + 1

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG