Filme "A Centopeia Humana 2" é banido do Reino Unido

Segundo órgão de classificação BBFC, o longa-metragem mostra cenas de "violência sexual e mutilação"

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Divulgação
Cena do polêmico filme de horror holandês "A Centopéia Humana (Primeira Sequência)", de 2010
Logo após experimentar o sucesso no circuito alternativo de filmes de horror com "A Centopeia Humana (Primeira Sequência)" , o diretor holandês Tom Six prometeu assustar as plateias com a continuação do longa-metragem. A primeira fita contava a história de um cirurgião que, ao unir três jovens por suas bocas e ânus, criava a tal centopeia humana.

O primeiro filme, exibido durante o II SP Terror , evento que ocorreu em 2010 na cidade de São Paulo, arrancou mais risos do que gritos da plateia - o que deve ter estimulado o cineasta a pesar a mão e abusar de imagens escatológicas em seu novo trabalho.

Ao menos é o que dá a entender a resolução da British Board of Film Classification (BBFC), organização responsável por classificar filmes, DVDs e alguns jogos eletrônicos no Reino Unido. Foi ela quem rejeitou nesta segunda-feira (06) a possibilidade de o filme estrear em solo britânico.

De acordo com um comunicado, a diretoria da BBFC assistiu "A Centopeia Humana 2 (Sequência Completa)" e concluiu que sua exibição, além de inclassificável, "representa um risco aos espectadores por causa de cenas que envolvem violência sexual, mutilação e defecação forçada".

A trama da sequência, nas palavras do órgão, é focada num homem obcecado pelo primeiro filme e que logo no início se masturba assistindo às cenas do mesmo - mas com um detalhe: em vez de usar as mãos, o rapaz executa a ação utilizando um papel lixa.

"No longa-metragem as vítimas são retratadas apenas como objetos brutalizados, degradados e mutilados para a diversão e excitação sexual da personagem central, bem como para o prazer do público. Seu foco está na associação entre a dor, a perversidade e o prazer sexual", afirmou a BBFC, banindo o longa dos cinemas no Reino Unido.

Tom Six e os produtores de "A Centopeia Humana 2 (Sequência Completa)" têm seis semanas para apelar contra a decisão.

    Leia tudo sobre: centopéia humanacinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG