Fernanda Montenegro recebe troféu Oscarito em Gramado

Atriz foi homenageada por contribuição ao cinema brasileiro; o diretor Domingos Oliveira não virá ao festival

Marco Tomazzoni, enviado a Gramado |

Gabriela Di Bella/PressPhoto
Fernanda Montenegro ergue troféu Oscarito em Gramado
A atriz Fernanda Montenegro recebeu na noite desta terça-feira (09), no Festival de Gramado 2011, o Troféu Oscarito, homenagem entregue a grandes nomes do cinema brasileiro. Bastante assediada por fãs no tapete vermelho, ao subir ao palco a indicada ao Oscar por "Central do Brasil" (98) foi aplaudida de pé pela plateia.

O diretor e produtor Roberto Farias passou o prêmio para as mãos da atriz, que agradeceu. "É uma alegria enorme, sem demagogia. Quando jovem eu sonhava em ir para Hollywood e um dia bati por lá. Mas prefiro estar aqui", afirmou.

Fernanda ainda lembrou a influência de Oscarito em sua vida e dedicou o troféu ao ator Ítalo Rossi , morto na semana passada. "Um grande amigo, um grande ator, que certamente deve estar em um lugar muito lindo, com Oscarito e Grande Otelo dando muita risada."

Na noite desta quarta, o cineasta Domingos Oliveira receberia o Troféu Eduardo Abelin, mas, de acordo com a organização do evento, o diretor sofreu uma queda e, por motivos de saúde, está impedido de viajar. Na abertura do festival, sexta-feira, foi a vez de Selton Mello ser homenageado, com o troféu Cidade de Gramado.

Na competição, serão exibidos hoje dois documentários: o uruguaio "El Casamiento", de Aldo Garay, na disputa latina, e o brasileiro "Olhe Pra Mim de Novo", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG