Figurinos, objetos, vídeos e memorabilia do bruxo estão à disposição dos fãs

Uma das salas da exposição de Harry Potter montada na Times Square, em Nova York
Reuters
Uma das salas da exposição de Harry Potter montada na Times Square, em Nova York
O mágico imaginário da saga cinematográfica Harry Potter, baseada nos livros da escritora britânica J.K. Rowling, contagia Nova York a partir desta semana através de uma exposição em plena Times Square que reúne alguns dos símbolos mais inesquecíveis dos filmes. Os óculos redondos do ator Daniel Radcliffe e o uniforme que durante 10 anos o personagem vestiu em sua passagem pela escola Hogwarts são só algumas das peças que poderão ser conferidas até o dia 5 de setembro no Discovery Center em Nova York.

Trata-se de uma exposição que, com mais de 1,3 mil metros quadrados, repassa toda a história que seduziu milhões de leitores e depois milhões de espectadores nos filmes protagonizados por Harry e seus inseparáveis amigos Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint).

Garoto se veste como o mago na abertura da exposição, paralela ao lançamento de DVD
Reuters
Garoto se veste como o mago na abertura da exposição, paralela ao lançamento de DVD
Os fãs mais fanáticos têm a oportunidade em Nova York de visitar o mundo de Harry Potter e ver de perto desde a cama do jovem mago no dormitório que compartilhava com seu amigo Ron até as velas flutuantes do Grande Salão de Hogwarts, passando pelas varinhas mágicas do mago e de seu mestre e amigo Dumbledore (Michael Gambon).

"É como passar um dia em Hogwarts e sentir-se dentro dos filmes. Essa é nossa intenção com a mostra, depois de muito trabalho selecionando cuidadosamente os objetos que queríamos exibir ao público", explicou Eddie Newquist, diretor criativo da GES, organizadora da exposição, durante a coletiva de imprensa. Para Newquist, "não há melhor forma de celebrar a imaginação e a criatividade da série dos filmes de Harry Potter do que caminhar entre os trajes e objetos utilizados nos filmes".

"Harry Potter, The Exhibition" reúne centenas de objetos que saíram dos oito filmes, cuja última parte, a segunda de "Harry Potter e As Relíquias da Morte", estreia mundialmente no dia 15 de julho. Trata-se de uma boa compilação do figurino, dos móveis e até dos sistemas de transporte que Potter e seus companheiros utilizam ao longo da luta contra o malvado Lord Voldemort (Ralph Fiennes).

Os fãs que estiverem em Nova York durante os meses da exposição poderão visitar o lar do gigante Hagrid, numa reprodução da cabana em que ele vive com seu cachorro Fang, e inclusive podem observar o Bosque Proibido, onde habitam diversos seres fantásticos descritos na história.

Um dos destaques é a reprodução dos cenários dos filmes, por onde os visitantes podem conhecer de perto e se sentirem dentro do mundo mágico da trama. Além disso, há classes interativas em Hogwarts, assim como uma demonstração de Quidditch, o esporte dos magos, e objetos do novo e último capítulo da saga. Na abertura de "Harry Potter, The Exhibition", foi lançado em mercado doméstico "Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 1", disponível agora em DVD e diversos outros formatos.

null

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.