Ex-ator é o designer preferido de James Cameron e J.J. Abrams

Neville Page afirma que internet e tecnologia são responsáveis pelo ótimo momento para designers no cinema

AE |

selo

Getty Images
O designer Neville Page e um dos rascunhos feitos para o filme "Avatar", do cineasta James Cameron
Imagine trabalhar com Steven Spielberg, James Cameron, J.J. Abrams e Ridley Scott. E fazer isso dedicando um dia da semana para cada um? Essa foi a realidade de Neville Page há alguns anos. Formado em design industrial, ex-ator e comediante, Page é uma das maiores referências quando o objetivo é dar vida, no cinema, a criaturas fantásticas, dentro de grandes histórias, que façam o público acreditar se tratarem de seres reais.

O inglês, nascido em família meio musical meio circense, costumava passar dias na casa de Cameron presenciando a passagem de todo o mundo de "Avatar" da cabeça do diretor para rascunhos no papel. "Eu fiquei impressionado. Seguindo as ideias dele, fazíamos desenhos e ele avaliava. Éramos designers trabalhando para outro designer", lembra Page.

Com o tempo, Page acabou entrando para o clube de prediletos de Cameron e Abrams (produtor de "Lost"). Ele credita isso a seu passado como ator e sua formação em design industrial. "Por causa disso, me obrigo a pensar, antes de desenhar, na personalidade de cada criatura, no jeito como ela se move. Não adianta ser um monstro super criativo, mas sem lógica mecânica."

Raro hoje é o filme sem efeitos visuais. Page analisa que a tecnologia, o interesse do público, o aumento de investidores e a internet são fatores que fazem de hoje o melhor momento para designers. "Com a tecnologia, a gente pode imaginar qualquer coisa e torná-la real. Em compensação, a cobrança do público por criaturas que pareçam mais e mais reais é muito maior."

Mesmo tendo se mudado para Los Angeles para ficar mais perto de Hollywood, Page defende que bons trabalhos de design e bons filmes podem sair de qualquer lugar. "Brasil e Índia tem condições para isso", opina. "A internet é um excelente portfólio, é possível ver coisas lindas feitas por jovens no YouTube."

A produção com Cameron foi o auge da carreira de Page, mesmo tendo trabalhos de peso em seu currículo: as criaturas de "As Crônicas de Nárnia" (Andrew Adamson), "Watchmen" (Zack Snyder), "Minority Report" (Steven Spielberg), as roupas de "Tron" (Joseph Kosinski), e, mais recentemente, "Lanterna Verde" (Martin Campbell). Cameron, Abrams e Scott, aliás, já cotam o designer para novos trabalhos, como as sequências de "Avatar" (a serem lançadas em 2014 e 2015), "Star Trek 2" e um novo "Alien".

    Leia tudo sobre: avatarwatchmen

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG