Em Veneza, Walter Salles fala de cinema na América Latina

VENEZA ¿ O cineasta Walter Salles, que recebeu hoje o Prêmio Bresson durante a 66ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, comentou a importância do desenvolvimento da sétima arte na América Latina.

Agência Ansa |

"Considero meu dever dar a possibilidade e os meios industriais e financeiros a toda essa gente de talento de meu país e do subcontinente latino-americano, que de outra maneira não poderia se expressar", avaliou Salles em declarações à ANSA.

O prêmio entregue hoje a Salles é promovido pela Fondazione Ente dello Spettacolo (Feds), e tem o objetivo de reconhecer diretores que contribuíram para a sétima arte com obras humanistas. Salles já dirigiu, entre outros, os filmes "Diários de Motocicleta" (2004) e "Central do Brasil" (1998).

"Este prêmio acomoda minha pobre obra com a de mestres como [os cineastas] Theo Anguelopulos, Wim Wenders e Alexander Sokurov ou com a [produção] de um jovem de espírito como Manoel de Oliveira, hoje com 100 anos, porém que seguramente é o mais jovem de todos nós", comentou o diretor.

Ainda em conversa com a ANSA, Salles comentou as dificuldades que tem para realizar um projeto. "Em geral, demoro uma média de três anos para fazer um filme. Um período que tende a se estender se o projeto é muito ambicioso, como é o caso de levar ao cinema o romance 'Pé na Estrada', de Jack Kerouac", ressaltou.

Outro projeto no qual o cineasta diz estar trabalhando é a adaptação do livro "O Enteado", do argentino Juan José Saer.

Salles revelou ainda seu desejo de trabalhar novamente com atores como Fernanda Montenegro e Gael García Bernal. "Se tem algo que adoro é voltar a trabalhar com gente com quem colaborei felizmente", revela.

Em seu discurso ao receber o prêmio, o cineasta disse que os diretores Robert Bresson, que dá nome ao reconhecimento recebido hoje, e Michelangelo Antonioni foram "fundamentais" para sua formação como cineasta desde quando era criança.

Leia as últimas notícias do Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de venezawalter salles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG