Documentário sobre Ayrton Senna é premiado em Sundance

Filme foi reconhecido pelo público do tradicional festival de cinema independente

iG São Paulo com Gazeta Press |

"Senna", filme que conta a trajetória do piloto brasileiro Ayrton Senna em seus 10 anos de Fórmula 1, ganhou o prêmio do público de melhor documentário no tradicional Festival de Sundance, nos Estados Unidos.

A cerimonia de premiação aconteceu ontem à noite em Park City, cidade escolhida por Robert Redford, fundador do evento, e que se tornou berço do que de melhor é produzido no cinema independente norte-americano. Prova disso é que "Inverno da Alma", indicado a quatro Oscars, foi um dos vencedores no ano passado.

Diretor de "Senna", Asif Kapadia ( leia entrevista exclusiva ) recebeu o prêmio no palco do festival. "Isso é incrível, muito obrigado", disse. "Este lugar tem restaurado a minha fé em festivais. Isso é sensacional", acrescentou.

Lançado no Japão e no Brasil no final do ano passado, o documentário que conta a história do tricampeão mundial chega aos cinemas da Europa ao longo deste ano, e deve estrear no Reino Unido, onde foi produzido, no dia 3 de junho, próximo ao GP da Inglaterra de F-1.

Os filmes escolhidos pelo júri oficial de documentários, do qual José Padilha ("Tropa de Elite"e "Tropa de Elite 2") fazia parte, foram "How to Die in Oregon", sobre a prática de eutanásia no primeiro estado norte-americano a autorizar a prática, e o inglês "Hell and Back Again", que foca um soldado ferido na luta contra o Talebã.

Na categoria de ficção, os premiados foram "Like Crazy", dirigido por Drake Doremus, de 27 anos, cujos direitos de distribuição foram recém comprados pela Paramount, e o norueguês "Happy, Happy", de Anne Sewitsky.

Assista ao trailer de "Senna":

    Leia tudo sobre: sundancesennafestival

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG