Norte-americano será homenageado no evento britânico pela sua contribuição ao cinema

O diretor Martin Scorsese em Cannes
AP
O diretor Martin Scorsese em Cannes
O diretor Martin Scorsese, de filmes como "Touro Indomável" (1980) e "Os Infiltrados" (2006), receberá o prêmio máximo da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta) na cerimônia anual da organização, em 12 de fevereiro.

O "Fellowship Award" do Bafta reconhece a contribuição para o cinema ao longo da vida, e entre os homenageados anteriores estão Charlie Chaplin, Alfred Hitchcock, Steven Spielberg e Laurence Olivier.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Martin Scorsese é uma lenda viva, uma verdadeira inspiração para todos os jovens diretores de todo o mundo", disse o presidente da Bafta, Tim Corrie.

Scorsese, que também é produtor e roteirista que produziu filmes aclamados como "Taxi Driver" (1976) e "Gangues de Nova York" (2002), foi indicado nove vezes ao Bafta, o equivalente britânico dos Oscars.

O diretor, de 69 anos, venceu três vezes, todas em 1991, por "Os Bons Companheiros".

Ele também recebeu uma série de indicações ao Oscar antes de finalmente levar uma estatueta pelo filme "Os Infiltrados".

Além de dramas adultos, Scorsese dirigiu diversos documentários relacionados ao mundo da música e seu último filme foi a aventura infantil em 3D "Hugo", que ainda não estreou no Brasil.

Leia também: Scorsese afirma que futuro do cinema está no formato 3D

As indicações para os Baftas de 2012 serão anunciadas em 17 de janeiro, e os vencedores serão divulgados na Royal Opera House de Londres, em 12 de fevereiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.