Comédia infantil serve como divertimento seguro para os pais levarem filhos pequenos

Há coisas que não fazem muito sentido no circuito de cinema brasileiro. A comédia infantil "Diário de um Banana" (2010) foi lançada direto em DVD, enquanto sua sequência bem mais fraca chega aos cinemas nesta sexta-feira.

Greg (Zachary Gordon) e Rodrick (Devon Bostick) são os irmãos briguentos de
Divulgação
Greg (Zachary Gordon) e Rodrick (Devon Bostick) são os irmãos briguentos de "Diário de um Banana 2"
Lançado apenas em cópia dublada, o filme se destina a crianças que estão, no máximo, entrando na adolescência. Aqui, vale a regra: quem tem idade suficiente para ir ao cinema sozinho, é velho demais para esse filme.

Se na primeira adaptação da série de livros infantis de Jeff Kinney, o protagonista Greg (Zachary Gordon) lidava com as dificuldades da escola, aqui seu grande problema é o irmão valentão, Rodrick (Devon Bostick), que vive para infernizar o menino e seus amigos.

Greg passa por diversos momentos de constrangimento em
Divulgação
Greg passa por diversos momentos de constrangimento em "Diário de um Banana 2"
No outro filme, Greg aprendia com seus próprios erros – não havia um antagonista propriamente dito. Assim, a história trazia algo de novo, diferente. Agora, porém, segue a cartilha do gênero, com as brigas, as compreensões e uma família esquisita – como manda a regra.

Siga o iG Cultura no Twitter

Para a juventude de hoje, nada é mais assustador do que ser humilhado em público, e Greg passa por diversos momentos de constrangimento diante de seus colegas, como ser paparicado pelos pais (Rachael Harris e Steve Zahn) na frente da garota de quem gosta, Holly (Peyton List), ou ficar trancado do lado de fora de casa.

O maior problema, no entanto, é o irmão mais velho. Para criar um laço de amizade entre os dois filhos, os pais os forçam a passar algum tempo juntos. Quando eles viajam, os garotos dão uma festa e, nesse momento, até se cogita uma amizade. Mas, claro, isso acontecerá lá pela metade do filme, e muita briga ainda virá até a amizade incondicional se concretizar.

"Diário de um Banana 2" é dirigido por David Bowers que, além do primeiro filme da série, já prepara o terceiro. Ele também tem no currículo a animação "Astro Boy".

A comédia segue o mesmo nível do modelo da Disney – embora esta seja produzida pela Fox – sem qualquer vestígio de desconforto ou questionamento. Em outras palavras, é divertimento seguro para os pais levarem filhos pequenos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.