Deputada italiana vai processar diretor e pedir apreensão de filme romeno

BUCARESTE ¿ A deputada italiana Alessandra Mussolini, neta do ex-ditador fascista Benito Mussolini, pretende processar o diretor Bobby Paunescu e pedir a apreensão do filme romeno Francesca, apresentado ontem no 66º Festival de Veneza.

Agência Ansa |

A deputada do partido Povo da Liberdade (PDL, do primeiro-ministro Silvio Berlusconi), teria se ofendido com os ataques que a acusam de racistas. Uma das frases do filme diz: "Mussolini é uma puta que quer matar todos os romenos".

Em declarações à ANSA, a parlamentar confirmou que "está tudo nas mãos do meu advogado. Se for verdade o que eu li nos jornais, ele disse que posso pedir, além da indenização por danos morais, também a apreensão do filme. Porque uma coisa é um insulto genérico, mas neste tom não".

"Francesca" retrata uma Itália racista, com a história de uma professora romena que deseja montar uma escola para os filhos de imigrantes na Itália. O longa destaca temas contemporâneos, como os estereótipos, presentes nas relações entre italianos e romenos.

Por sua parte, Paunescu declarou que "o filme não ataca nem a Mussolini nem os políticos italianos, é muito mais profundo. Acredito que as pessoas que estavam na sala perceberam, por isso se divertiram e aplaudiram".

A produção romena abriu ontem a seção Horizontes, uma das mais importantes mostras paralelas do Festival de Veneza, que começou no dia 2 e termina em 12 de setembro. Hoje, a imprensa romena destacou o sucesso do filme, mas também a polemica gerada pela deputada italiana.

A publicação Evenimentul Zilei online destacou que "Francesca conquistou os italianos", mas os aplausos na sala, "ecoaram fora do cinema do Festival por uma indignação exagerada de Alessandra Mussolini".

O jornal Adevărul online, por sua vez, escreve que, para responder ao ataque do filme, o prefeito de Verona, Flavio Tosi, enfatizou as "ótimas" relações entre a Itália e a Romênia. Tosi também sentiu-se atingido pela declaração "prefeito de Verona de merda", presente na obra.

Leia as últimas notícias do Festival de Veneza

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG