Depois de Homem de Ferro 2

Conheça a HQ que é usada como base para os filmes que a Marvel Studios pretende unir em 2012

Guss de Lucca, iG São Paulo |

O lançamento de Homem de Ferro 2 é apenas parte de um ambicioso plano da Marvel Studios, braço cinematográfico da editora Marvel, que consiste em lançar filmes de super-heróis separados e depois os unir em um mesmo longa-metragem.

Essa é a primeira vez que uma empreitada desse tipo é feita, permitindo que o público não familiarizado com as histórias em quadrinhos conheça a origem de cada personagem e só depois assista a um filme com todos juntos - o que, invariavelmente, também agradaria aos fãs das HQs.

O curioso é que a apesar das milhares de histórias publicadas pela editora em mais de 50 anos, as adaptações cinematográficas da Marvel Studios têm como base principal apenas uma série lançada em 2002 nos Estados Unidos.

Conhecida no Brasil como Os Supremos , a HQ escrita por Mark Millar e ilustrada por Bryan Hitch tem como objetivo principal o relançamento de alguns heróis do Universo Marvel tradicional, transpondo suas histórias e principais características para um mundo mais próximo do real, batizado no País como Universo Ultimate.

Reprodução
O Capitão América com seu fuzil e um momento canibal de Hulk em Os Supremos

Nele, as origens de personagens como Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e a equipe conhecida como Vingadores (da qual todos fazem parte) foram recontadas de forma mais crua, apropriando-se da vertente inaugurada por Allan Moore na graphic novel Watchmen e, dessa forma, atraindo a atenção dos antigos leitores que, agora adultos, haviam desistido de acompanhar as histórias do universo tradicional.

Entre algumas mudanças que salientam o grau de realismo do gibi estão o aspecto lascivo do Hulk, que ao apoderar-se do corpo do cientista Bruce Banner parece enterrar toda sua racionalidade em surtos puramente instintivos, como um animal selvagem em busca de vingança contra todos que fizeram seu alter-ego passar vergonha - utilizando-se inclusive de canibalismo em suas ações!

Reprodução
O politizado Thor em imagem de Os Supremos
Outros personagens que ganharam características curiosas no gibi Os Supremos são Thor, que além de Deus do Trovão assumiu um papel de opositor ao status quo capitalista, participando de manifestações inclusive no Fórum Mundial, e o Capitão América, que ganhou contornos mais militares, como a utilização de armas de fogo durante seus combates.

Considerando que a adaptação de uma HQ de maior sucesso na história foi Cavaleiro das Trevas , filme de 2008 que teve como principal trunfo um retrato psicótico e mais realista do vilão Coringa, é totalmente compreensível que a Marvel Studios aposte em Os Supremos .

Até o momento a produtora já divulgou as datas de estreias de seus próximos filmes, assim como seus diretores e atores principais - todos compilados abaixo.

Thor ( Thor )
data de estreia: 6 de maio de 2011
direção: Kenneth Branagh
elenco: Chris Hemsworth (Thor), Anthony Hopkins (Odin), Tom Hiddleston (Loki), Natalie Portman (Jane Foster), Jaimie Alexander (Sif), Joshua Dallas (Fandral), Tadanobu Asano (Hogun), Idris Elba (Heimdall), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Renee Russo (Frigga)

Capitão América: O Primeiro Vingador ( Captain America: The First Avenger )
data de estreia: 22 de julho de 2011
direção: Joe Johnston
elenco: Chris Evans (Capitão América), Sebastian Stan (Bucky Barnes), Hayley Atwell (Peggy Carter), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e possivelmente Hugo Weaving (Caveira Vermelha)

Os Vingadores ( The Avengers )
data de estreia: 4 de maio de 2012
direção: Joss Whedon
elenco: provavelmente os personagens principais de Homem de Ferro , Hulk , Thor e Capitão América , além de um novo vilão.

Além destes, existem projetos da Marvel Studios para um terceiro Homem de Ferro e filmes dos heróis Viúva Negra (a personagem aparece na pele de Scarlett Johansson em Homem de Ferro 2) e Homem-Formiga (que nos quadrinhos também é integrante da equipe Vingadores).

    Leia tudo sobre: Os SupremosMarvel StudiosHomem de Ferro 2Vingadores

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG