Cuba produz primeiro filme de zumbis

"Juan of the Dead" precisou de aprovação do governo para ser filmado

BBC Brasil |

selo

Reprodução
Cena do filme cubano "Juan of the Dead"
Um jovem cineasta cubano deve lançar ainda em 2011 o primeiro filme de zumbis feito em Cuba. O longa está sendo filmado inteiramente no país e se chama "Juan of the Dead".

Apesar de explorar um tema da moda, o filme tem um roteiro mais parecido com o longa dos anos 80 "Os Caça-Fantasmas". Na trama, uma cidade inteira de Cuba é tomada por mortos-vivos. As autoridades insistem que é um plano de dissidentes para derrubar o governo cubano, com o apoio dos Estados Unidos. Neste cenário surge Juan (papel de Alexis Diaz Villegas) que promete, por preços camaradas, exterminar os zumbis.

O roterista e diretor do longa é Alejandro Brugues, de 34 anos. Este é apenas o segundo filme de Brugues depois que se formou no na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba.

O cineasta afirma que, apesar de o filme ser sobre zumbis, o enredo mostra também como os cubanos reagem a uma crise, algo que Brugues diz não ter faltado nos últimos 50 anos no país. O diretor também conta que quis fazer uma comédia social, mas que contivesse também elementos de ação e horror.

Sucesso internacional

Atores, atrizes e diretores não faltam em Cuba. Fidel Castro fundou o Instituto de Cinema Cubano logo depois da revolução de 1959 e país já produziu muitos filmes vencedores em festivais internacionais de cinema. Mas o último a conseguir sucesso internacional foi "Morango e Chocolate", indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994.

"Juan of the Dead" pretende retomar este sucesso. O longa-metragem é o mais novo exemplar do cinema independente cubano. Ao invés de subsídio do Estado, a produção do filme foi financiada por recursos estrangeiros - resultado de uma coprodução cubano-espanhola, cuja atriz principal é da Espanha.

Além da direção, Alejandro Brugues assina também o roteiro. Apesar de não ter entrado com dinheiro, o governo teve que aprovar o roteiro.

    Leia tudo sobre: cinemazumbis

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG