Conselho da prefeitura analisa tombamento do Belas Artes

Se aprovada, análise pode adiar destino da sala de cinema em São Paulo

iG São Paulo |

O futuro do Belas Artes, tradicional cinema de São Paulo, será decidido nesta terça-feira (18). A primeira reunião do ano do Conpresp, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, vai autorizar ou não a análise de tombamento da sala, encaminhada em regime de urgência pela Secretaria Municipal de Cultura. A pressa é justificada: o cinema fecha suas portas no próxima dia 27.

Se acatada, a análise – que prevê parecer do Iphan, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – pode se estender por até seis meses e dar sobrevida ao Belas Artes. Além do tombamento, também será discutida a destinação do imóvel. O proprietário atual, Flávio Maluf, pretende locar o prédio para sediar uma loja.

Fundado em 1943, o Belas Artes tornou-se, a partir de 1967, referência de cinema de arte na cidade . Por exibir obras de cineastas consagrados numa programação diversificada, foi ponto de encontro da cena cultural da época e celeiro de ideias para toda uma geração de realizadores, em especial do chamado cinema marginal.

Atualmente, o cinema – hoje com seis salas – é administrado por André Sturm, empresário e também coordenador da Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Sturm já ganhou o apoio público do prefeito Gilberto Kassab, dos secretários estadual e municipal de Cultura, Andrea Matarazzo e Carlos Augusto Calil, e o ex-governador José Serra sentenciou no Twitter: "Tive a boa notícia: o tombamento vem na terça-feira".

Em meio a essa possível reviravolta, o Bela Artes continua com sua programação de despedida. Uma retrospectiva até o dia 27 exibe clássicos do cinema e sucessos que marcaram a história da sala, em duas sessões diárias. Veja aqui a lista completa de filmes .

    Leia tudo sobre: belas artescinemasão paulocinema de rua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG