Conheça as mulheres que levam o cinema nacional aos quatro cantos do planeta

Adriana Dutra, Viviane Spinelli e Claudia Dutra festejam o sucesso da 14ª edição do Festival que fundaram

Valmir Moratelli, enviado a Miami (EUA) |

O projeto já começou ambicioso. Nos primórdios da retomada do cinema nacional, no meio dos anos noventa, três amigas resolvem criar um festival para exibir filmes nacionais no exterior. E aí já se vão catorze anos do Inffinito Festival Circuit, que chega em sua 14ª edição em Miami, onde tudo começou. são as grandes responsáveis por noites de festa e sessões lotadas na cidade americana que aprendeu a reverenciar produções brasileiras. Tanto que, a partir de uma decisão da prefeitura local, todo dia 13 de agosto passa a ser o dia oficial do cinema brasileiro em Miami.

“Estamos muito felizes com esta trajetória, apesar de sabermos o quanto é complicado e trabalhoso este projeto. Me sinto também comom parte desa retomada, por ter iniciado junto com esta nova fase que veio para ficar”, diz Adriana, feliz da vida, diante do Colony Theatre, em mais uma noite de sala lotada. Viviane também só tem a comemorar e explica o objetivo maior do Festival. “Queremos fomentar a plateia internacional estrangeira. Não é evento voltado unicamente para o público brasileiro, como muitos pensam. Queremos muito além, é uma comunicação muito mais abrangente”, explica Viviane.

Mariana Vianna/ Divulgação
Adriana Dutra, Viviane Spinelli e Claudia Dutra: as "embaixadoras" do cinema nacional, a partir do Inffinito Festival Circuit

Apesar da já longa trajetória percorrida, elas ainda veem como um novo desafio cada nova edição. “Quando acaba um, temos que recomeçar do zero para o seguinte. Por incrível que pareça, é assim que funciona. É uma luta atrás de incentivo, patrocinadores, essas coisas. Mas dá certo no final”, diz Adriana.

O Inffinito Festival Circuit também é realizado em Buenos Aires, Nova York, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Vancouver, Canudos (no sertão nordestino) e, neste ano, chega pela primeira vez em Montevideu.

*O repórter viajou a convite da organização do festival.

    Leia tudo sobre: Inffinito Festival Circuit

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG