Nochebuena faz graça com falência da aristocracia - Cinema - iG" /

Comédia descartável, Nochebuena faz graça com falência da aristocracia

GRAMADO ¿ A mostra competitiva latina no Festival de Gramado exibiu na noite de quarta-feira (12) o longa-metragem colombiano ¿Nochebuena¿, de Camila Loboguerrero. Comédia deslavada, o filme faz troça da decadente aristocracia rural de Bogotá, com sua mania de grandeza e esforço para manter as aparências, mas para por aí: crítica leve e entretenimento de massa.

Marco Tomazzoni, enviado a Gramado |

Divulgação

Família reunida para comemorar a véspera do Natal no colombiano "Nochebuena"

No palco do Palácio dos Festivais, diante de uma plateia quase vazia (o que tem sido rotina das primeiras sessões, às 19h), a diretora citou Glauber Rocha ao falar que o dever do cineasta latino-americano é levar suas câmeras para o próprio continente e apresentou seu filme como uma farsa colombiana. De fato, predominam as características do gênero, da simplicidade ao humor fácil.

Na trama, o trambiqueiro Bernardo ¿ vivido por Matías Maldonado, roteirista e filho da diretora ¿ perde uma fortuna no mercado de ações na véspera de Natal (a nochebuena do título). Reunido com os parentes na mansão da família, única lembrança da riqueza de outrora, Bernardo precisa se desvencilhar das ameaças do político Uldarico, seu credor e pai da cunhada, com quem tem um caso.

Uma pane no sistema de esgoto da casa dá início a uma avalanche de problemas, num crescendo que é o maior trunfo do roteiro. A tendência ao riso fácil, às piadas de mau gosto, no entanto, acabam enfraquecendo o conjunto, apesar do inegável apelo popular.

Os estereótipos da história ¿ a religiosa, o malandro, a socialite falida, o político corrupto ¿ têm uma identificação rápida com a realidade brasileira e latino-americana em geral. No fim, Nochebuena é uma comédia eficiente e que não descamba para a escatologia ou puro humor físico, coisa rara de se ver por aqui. Fruto estranho no meio da competição latina, talvez para mostrar que existe cinema de gênero de qualidade na vizinhança.

Leia as últimas notícias do Festival de Gramado

    Leia tudo sobre: festival de gramado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG