Com roteiro esperto, 'Jovens Adultos' narra volta ao passado de Charlize Theron

Mistura de drama e comédia, filme finalmente estreia nos cinemas do Brasil

Thiago Ney, iG São Paulo |

Em "Jovens Adultos, que finalmente estreia no Brasil (o filme passou pelos cinemas dos EUA em dezembro do ano passado), Charlize Theron interpreta Mavis Gary, uma recém-divorciada escritora de 30 e poucos anos que desconta o tédio e a desesperança em garrafas de uísque.

Divulgação
Charlize Theron em cena de 'Jovens Adultos'

Mavis percebe que sua vida saiu do rumo, então decide retornar ao passado. Faz uma pequena mala, pega o cachorro, coloca a chave no carro e dirige até sua cidade natal, esquecida no meio de Minnesota. Sua missão: reconquistar um antigo namorado. Há um detalhe: o namorado está casado - e vai ser pai. Para Mavis, não importa. Ela é linda, foi a garota mais popular do colégio - quando aparecer na frente de Buddy, ele não resistirá.

A saga nostálgica de Mavis é escancarada quando, ao iniciar a viagem, ela coloca para tocar (várias vezes) "The Concept", sublime canção da banda escocesa Teenage Fanclub (você pode ouvir abaixo; além de linda, a música é importante para o filme).

"Jovens Adultos" é mais um produto da união Diablo Cody + Jason Reitman. A roteirista e o cineasta já haviam trabalhado juntos em "Juno" (2007). Nos dois filmes, a receita é semellhante: história que costura drama e comédia; diálogos espertos; direção sem malabarismos, focada apenas no necessário.

O filme não esbarra em sentimentalismos ou em clichês hollywoodianos. Diablo Cody desenvolve os personagens sem maniqueísmos e - principalmente - sem condescendência. Mavis é uma mulher nada simpática, quase desprezível, mas humana - talvez mais humana do que seus ex-colegas de colégio.

Por trás da nostalgia, o que "Jovens Adultos" parece questionar é: será que o passado era assim tão melhor? Vale a pena reviver lembranças guardadas há bastante tempo? O final do filme é um chute no traseiro.

null

    Leia tudo sobre: Jovnes AdultosCharlize ThreronJason Reitmancinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG