Cinemas exibem mais nacionais do que internacionais

Em momento histórico, filmes brasileiros superam produções estrangeiras em salas de exibição do país

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Divulgação
André Ramiro e Wagner Moura em cena de "Tropa de Elite 2": fenômeno de público e de salas de exibição
Pela primeira vez na história, há mais salas de cinema exibindo filmes nacionais do que internacionais. No momento 51,6% dos espaços no Brasil estão ocupados por produções feitas no país. "Tropa de Elite 2" encabeça a lista, com 32,4%, seguido por "Nosso Lar, com 15,8% e "Eu e Meu Guarda-Chuva", com 3,4%. E o mais impressionante é que esse número vai aumentar.

"A partir do próximo fim de semana entram no circuito mais 40 cópias de 'Tropa de Elite 2' - coisa que eu nunca vi", afirmou Paulo Sérgio Almeida, cineasta e diretor do portal Filme B, em entrevista ao iG . "E esse filme ainda tem uma grande dificuldade, que é a censura de 16 anos - o 'Avatar', por exemplo, é pra toda família."

Paulo mostrou otimismo quando questionado sobre a possibilidade de 2010 superar o mítico 2003, ano apontado como o melhor para o cinema nacional após a retomada, totalizando 22 milhões de espectadores. "Ontem eu diria que não, mas hoje ninguém sabe onde 'Tropa de Elite 2' vai chegar", disse.

De acordo com ele, até o momento os filmes brasileiros totalizam um público de 11,5 milhões - número que deve engordar 500 mil com "Nosso Lar" e muito mais com o novo "Tropa". "Não sei até onde vai um filme que deve fazer mais de 3 milhões na primeira semana e ainda cresce no circuito", completou - até esta quarta-feira o longa-metragem já batia a marca dos 2,4 milhões.

Muito mais otimista está Marco Aurélio Marcondes, distribuidor do filme que conversou com o iG por telefone em sua passagem por São Paulo. "Nossa meta original é que o 'Tropa' chegue aos 6,5 milhões de espectadores, mas têm pessoas falando em até 12 milhões", contou.

"Em sua primeira semana ele já superou todos: 'Homem-Aranha', 'Avatar', 'Era do Gelo 3'. No momento estou pesquisando na internet o 'Titanic', que ele já deve ter superado também, pois não teve uma abertura muito boa", disse Marcondes, feliz com o aumento previsto para a próxima semana, que deve subir "Tropa 2" para 780 salas em todo o país.

"Estive ontem no shopping Eldorado, em São Paulo, por volta das 16h, e ouvi do gerente do cinema que já haviam vendido todos os ingressos do dia e as duas primeiras sessões do dia seguinte. Esses cinemas estão demandando mais cópias, pois o crescimento é exponencial", explicou, citando como exemplo a cidade de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro, onde um cinema pequeno fez 7 mil pessoas neste fim de semana.

"Eu acho que isso demonstra a força do cinema brasileiro. Quanto mais filmes nacionais em cartaz, melhor. Eu acho que o 'Tropa 2' colabora com isso sem dúvida", encerrou.

Assista ao trailer de "Tropa de Elite 2":

    Leia tudo sobre: Tropa de Elite 2

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG