A maior premiação do cinema nacional no exterior leva 40 filmes brasileiros à cidade americana e tem Andréa Beltrão como homenageada

Público lota as sessões do Brazilian Film Festival of Miami
Mariana Vianna
Público lota as sessões do Brazilian Film Festival of Miami
Começou, na última sexta-feira (13), a 14ª edição do “Brazilian Film Festival of Miami”, que segue até o dia 21 de agosto, sob organização do Circuito Inffinito de Festivais.

Além de ser considerado o maior festival de cinema brasileiro no exterior, com exibição de 40 produções nacionais e premiação em 18 categorias, o evento apresenta o “MarketPlace”, rodadas de negócios que visam à formação de coproduções, comercialização e distribuição da produção audiovisual brasileira no mercado internacional.

Diversos filmes na programação

Os filmes que concorrem à “Lente de Cristal”, nome do troféu do Festival, serão exibidos no Colony Theatre, em Miami Beach. Os programados entre os filmes de ficção são: “O Bem Amado”, “Salve Geral”, “Tempos de Paz”, “Os Inquilinos”, “Olhos Azuis”, “Sonhos Roubados”, “Os Normais 2”, “Elvis e Madona” e “Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos”. Entre os documentários, estão no páreo “Rita Cadillac – A Lady do Povo”, “Mamomas Para Sempre”, “Dzi Croquettes”, “Tamboro” e “Beyond Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global”.

Já os curtas-metragens concorrentes são: “Avaca”, “Depois do Almoço”, “Nesta Data Querida”, “Superbarroco”, “O Teu Sorriso”, “O Troco”, “Quem Vai Comer Minha Mulher”, “Recife Frio” e “Relações Virtuais”. Outros seis títulos serão exibidos fora de competição, no Cinema Paradiso, no centro da cidade. São eles: os documentários “O Homem Que Engarrafava Nuvens” e “Rainhas”; “Pequeno Dicionário Amoroso” e “Jogo de Cena”, com a atriz homenageada Andréa Beltrão; “O Contador de Histórias”; e o retorno do grande vencedor do festival do ano passado, “Divã”.

O júri que selecionará os vencedores é composto por profissionais do mercado de cinema dos Estados Unidos e América Latina. São 12 categorias para longa-metragem e seis categorias para curta-metragem.

As categorias são as seguintes:

Categoria longa-metragem: Melhor Filme; Documentário; Direção; Ator; Atriz; Roteiro; Fotografia; Som Direto; Edição de Som; Montagem; Direção de Arte.
Categoria curta-metragem: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte.
Lentes de Cristal oferecidas pelo júri popular: Melhor curta-metragem e melhor longa-metragem.


* O repórter viajou a convite da organização do Festival.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.