Cinema brasileiro ¿invade¿ Miami

A maior premiação do cinema nacional no exterior leva 40 filmes brasileiros à cidade americana e tem Andréa Beltrão como homenageada

Valmir Moratelli, enviado a Miami (EUA) |

Mariana Vianna
Público lota as sessões do Brazilian Film Festival of Miami
Começou, na última sexta-feira (13), a 14ª edição do “Brazilian Film Festival of Miami”, que segue até o dia 21 de agosto, sob organização do Circuito Inffinito de Festivais.

Além de ser considerado o maior festival de cinema brasileiro no exterior, com exibição de 40 produções nacionais e premiação em 18 categorias, o evento apresenta o “MarketPlace”, rodadas de negócios que visam à formação de coproduções, comercialização e distribuição da produção audiovisual brasileira no mercado internacional.

Diversos filmes na programação

Os filmes que concorrem à “Lente de Cristal”, nome do troféu do Festival, serão exibidos no Colony Theatre, em Miami Beach. Os programados entre os filmes de ficção são: “O Bem Amado”, “Salve Geral”, “Tempos de Paz”, “Os Inquilinos”, “Olhos Azuis”, “Sonhos Roubados”, “Os Normais 2”, “Elvis e Madona” e “Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos”. Entre os documentários, estão no páreo “Rita Cadillac – A Lady do Povo”, “Mamomas Para Sempre”, “Dzi Croquettes”, “Tamboro” e “Beyond Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global”.

Já os curtas-metragens concorrentes são: “Avaca”, “Depois do Almoço”, “Nesta Data Querida”, “Superbarroco”, “O Teu Sorriso”, “O Troco”, “Quem Vai Comer Minha Mulher”, “Recife Frio” e “Relações Virtuais”. Outros seis títulos serão exibidos fora de competição, no Cinema Paradiso, no centro da cidade. São eles: os documentários “O Homem Que Engarrafava Nuvens” e “Rainhas”; “Pequeno Dicionário Amoroso” e “Jogo de Cena”, com a atriz homenageada Andréa Beltrão; “O Contador de Histórias”; e o retorno do grande vencedor do festival do ano passado, “Divã”.

O júri que selecionará os vencedores é composto por profissionais do mercado de cinema dos Estados Unidos e América Latina. São 12 categorias para longa-metragem e seis categorias para curta-metragem.

As categorias são as seguintes:

Categoria longa-metragem: Melhor Filme; Documentário; Direção; Ator; Atriz; Roteiro; Fotografia; Som Direto; Edição de Som; Montagem; Direção de Arte.
Categoria curta-metragem: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Fotografia; Direção de Arte.
Lentes de Cristal oferecidas pelo júri popular: Melhor curta-metragem e melhor longa-metragem.


* O repórter viajou a convite da organização do Festival.


    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG