"Cidadão Kane" comemora 70 anos com edição em Blu-ray

Restaurado, clássico de Orson Welles também estará disponível para download

iG São Paulo |

Divulgação
Orson Welles em "Cidadão Kane" (1941)
Os 70 anos de "Cidadão Kane", considerado por muitos críticos o melhor filme de todos os tempos, serão comemorados com o lançamento de uma edição especial em Blu-ray. Prevista para setembro, a versão em alta-definição foi restaurada a partir de uma cópia de 1941, quando o longa-metragem de Orson Welles chegou aos cinemas norte-americanos.

"O trabalho para recriar o visual original do filme e limpar os efeitos do envelhecimento foi um processo doloroso, quadro a quadro", afirma uma técnica da Warner Bros, em comunicado oficial. Esta deve ser a edição de "Cidadão Kane" com melhor qualidade já lançada no mercado doméstico. Além do Blu-ray, o filme também será oferecido no iTunes e em outros canais de venda online.

A edição de colecionador trará um livreto de 48 páginas, com reprodução de material de época e até cópias das cartas trocadas durante a produção e filmagem. Ainda serão incluídos o documentário "The Battle Over Citizen Kane", indicado ao Oscar, e o filme para TV "RKO 281", sobre o magnata da mídia William Randolph Hearst, que inspirou o roteiro e tentou proibir sua realização.

Dirigido, produzido, coescrito e estrelado por Orson Welles, na época com 25 anos, "Cidadão Kane" teve nove indicações ao Oscar e ganhou apenas uma, de melhor roteiro.

    Leia tudo sobre: cidadão kaneorson wellesblu-ray

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG