Brasil terá quatro representantes no Festival de Toronto

"Girimunho", "Heleno" e "O Abismo Prateado" se unem a "360", de Fernando Meirelles

iG São Paulo com AE |

Mais três longas-metragens brasileiros foram selecionados para participar da 36ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, entre os dias 8 e 18 de setembro. Além de "360" , novo filme de Fernando Meirelles, estão confirmados "Girimunho", "Heleno" e "O Abismo Prateado".

Divulgação
Rodrigo Santoro em cena do filme "Heleno"
Siga o iG Cultura no Twitter

"Girimunho" será exibido dentro do programa "Visions", reservado a produções inovadoras e de linguagem poética. O longa de Helvécio Marins e Clarissa Campolina já havia sido escolhido para integrar a sessão "Orizzonti" do Festival de Veneza .

"Heleno", dirigido por José Henrique Fonseca, terá sua première mundial na seção "Contemporary World Cinema". Bastante aguardado, o filme em preto e branco traz Rodrigo Santoro no papel do jogador de futebol Heleno de Freitas, na década de 1940.

"O Abismo Prateado" , com Alessandra Negrini, é uma versão de Karim Aïnouz para a música “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque. O longa-metragem já foi exibido em uma seção paralela no último Festival de Cannes e participará da mesma mostral de "Heleno".

Em 2011, o Festival de Toronto, que compete com Veneza pela estreia de produções esperadadas, terá a exibição de filmes de nomes como David Cronenberg, Pedro Almodóvar, Lars Von Trier, Nanni Moretti, Cédric Kahn e Todd Solondz. Nos últimos anos, o evento canadense vem se firmando como a primeira plataforma para os futuros indicados do Oscar – em 2010, o vencedor do festival foi justamente "O Discurso do Rei".

    Leia tudo sobre: festival de torontohelenogirimunhoabismo prateado360

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG