Atores de Hollywood atacam site de cinema por publicar suas idades

Segundo sindicatos, revelar a data de nascimento prejudica chances de atores conseguirem emprego

EFE |

Os principais sindicatos de atores de Hollywood, SAG e AFTRA, acusaram o site IMDb, a mais famosa base de dados do mundo do cinema, de favorecer a discriminação no setor ao publicar a idade dos artistas, segundo denunciaram em comunicado conjunto.

As duas organizações se queixaram que o portal revela a data de nascimento dos profissionais de Hollywood sem seu consentimento, o que afeta suas chances de conseguirem um emprego.

"Quando suas idades verdadeiras chegam ao conhecimento do pessoal do casting, a faixa etária que muitos deles podem interpretar sofre um corte repentino e, com isso, perdem oportunidades de trabalho", asseguraram os sindicatos.

"Os empregadores nunca perguntariam diretamente a um potencial empregado sua idade", disseram os representantes dos atores, que entendem que o IMDb se transformou em uma via "rotineira" para checar essa informação.

Os sindicatos afirmaram que tentaram encontrar uma solução para o problema, mas que o IMDb se negou a tomar medidas. Este protesto formal acontece dias depois de uma atriz do Texas - cujo nome não foi revelado - ter processado o IMDb por publicar sua idade em seu perfil.

O IMDb (The Internet Movie Database), site de propriedade da gigante Amazon que recebe 110 milhões de visitantes únicos por mês, ainda não se pronunciou sobre o caso. O portal conta em sua base de dados com referências de mais de dois milhões de produções e quatro milhões de perfis de atores e profissionais do setor.

    Leia tudo sobre: CinemaIMDb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG