Atriz recebe prêmio após filmar seu primeiro trabalho como diretora na capital da Bósnia

A atriz Angelina Jolie foi homenageada neste sábado (30) durante o Festival de Cinema de Sarajevo, por seu "envolvimento ativo nas complexidades do mundo real". Assim que subiu para receber o prêmio, a atriz foi ovacionada pelos presentes, entre eles seu marido, o ator Brad Pitt .

"Estou muito honrada por estar aqui. Não há maior exemplo de força dos artistas locais do que um festival que começou durante a guerra e ficou mais forte a cada ano", disse durante seu discurso, com voz embargada.

Ao lado de Brad Pitt, a homenageada Angelina Jolie comparece ao Festival de Cinema de Sarajevo
AP
Ao lado de Brad Pitt, a homenageada Angelina Jolie comparece ao Festival de Cinema de Sarajevo
Nos últimos anos, Jolie visitou a Bósnia com regularidade por dois motivos distintos: como embaixadora da boa vontade para a Agência de Refugiados da ONU, e também como cineasta, onde filmou seu primeiro trabalho como diretora, "In the Land of Blood and Honey", que deve ser lançado em dezembro.

Em entrevistas anteriores , ela afirmou que o filme, ambientado durante a guerra da Bósnia, entre 1992 a 1995, não trata do conflito em si, mas do drama de um casal formado por uma mulher muçulmana e um sérvio – pessoas que vivem em lados opostos. "O filme será uma história de amor, não uma declaração política."

Apesar da fama de Jolie, o processo de filmagem encontrou dificuldades quando rumores afirmaram que a trama envolveria uma vítima de estupro que se apaixona por seu agressor . Após o boato ser esclarecido, a atriz recebeu do governo a licença para filmar em Saravejo. Na ocasião, ela pediu ao público para "segurar o julgamento até que tenha visto o filme".

Durante suas visitas como representante da ONU, Jolie chamou a atenção para as milhares de pessoas que foram incapazes de regressar às suas casas na Bósnia, apesar da guerra que terminou em 16 anos.

Estrelado por Zana Marjanovic e Rade Serbedzija, "In the Land of Blood and Honey" deve estrear nos Estados Unidos em dezembro de 2011. Ainda não há previsão do lançamento no Brasil.

null

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.