Angelina Jolie e coprodução luso-brasileira estarão em Berlim 2012

Estrela exibe fora de competição estreia como diretora, "In The Land of Blood and Honey"

iG São Paulo |

Getty Images
Angelina Jolie, em dezembro, na pré-estreia em Los Angeles de "In the Land of Blood and Honey"
A organização do Festival de Berlim 2012 divulgou nesta segunda-feira (09) mais uma lista de filmes selecionados para sua programação, entre 9 e 19 de fevereiro. Fora da disputa pelo Urso de Ouro, está confirmada a estreia de Angelina Jolie como diretora, "In the Land of Blood and Honey" . Na competição, se destacam "Jayne Mansfield’s Car", novo trabalho na direção do ator Billy Bob Thornton, ex-marido de Jolie, e "Tabu", do português Miguel Gomes, coproduzido em parceria com o Brasil.

Siga o iG Cultura no Twitter

As novidades devem garantir um maior número de celebridades no evento na capital alemã – temia-se que a ausência de estrelas esvaziasse o interesse da mídia internacional. O filme de Thornton tem no elenco Kevin Bacon, John Hurt e Robert Duvall. Na competição, "Sister", de Ursula Meier, traz Gillian Anderson ("Arquivo X") entre as protagonistas.

"Tabu" é o terceiro longa-metragem de Miguel Gomes, conhecido por "Aquele Querido Mês de Agosto" (2008), vencedor do prêmio da crítica da Mostra Internacional de São Paulo. Feito em conjunto pela brasileira Gullane e produtoras de Portugal, Alemanha e França, o filme segue três mulheres que moram no mesmo andar de um prédio em Lisboa. É o único longa com envolvimento de um país latino-americano na briga por prêmios.

O Brasil também participa do Festival de Berlim com "Xingu" , de Cao Hamburger, retrato da saga na Amazônia dos irmãos indigenistas Villas Bôas. O novo filme do diretor de "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", no entanto, será exibido numa seção paralela.

Leia também: Filme de guerra de Angelina Jolie choca Sarajevo

Outro destaque na competição é "Cesare Deve Morire", dos celebrados irmãos Taviani. Além dos dez filmes confirmados hoje, outros três já haviam sido anunciados na seção oficial: do filipino Brillante Mendoza ("Captive", com Isabelle Huppert), do espanhol Antonio Chavarrías ("Dictado") e do indonésio Edwin ("Postcards From The Zoo").

Neste ano, o maior expoente hollywoodiano até o momento é "Tão Longe e Tão Perto" , de Stephen Daldry, com Tom Hanks e Sandra Bullock. Da China, vem "The Flowers of War" , maior bilheteria de 2011 no país asiático, dirigido por Zhang Yimou ("O Clã das Adagas Voadoras", "Lanternas Vermelhas"), com Christian Bale. Já "Keyhole", de Guy Maddin, tem Jason Patric e Isabella Rossellini e "La Chispa de la Vida", do espanhol Álex de la Iglesia , traz Salma Hayek. Todos participam fora de competição.

O Festival de Berlim 2012 vai ser aberto com o filme francês "Les Adieux a la Reine" , que enfoca a Revolução Francesa. A homenageada desta edição é a atriz norte-americana Meryl Streep , alvo de uma retrospectiva de sua carreira, e o presidente do júri será o cineasta britânico Mike Leigh ("Simplesmente Feliz", "Segredos e Mentiras").

Veja abaixo a nova lista de filmes na competição anunciada hoje:

"Aujourd'hui", de Alain Gomis (França, Senegal)
"Barbara", de Christian Petzold (Alemanha)
"Cesare Deve Morire (Caesar Must Die)", de Paolo e Vittorio Taviani (Itália)
"Gnade", de Matthias Glasner (Alemanha, Noruega)
"Jayne Mansfield’s Car", de Billy Bob Thornton (EUA, Rússia)
"L'enfant d'en haut (Sister)", de Ursula Meier (Suíça, França)
"Metéora (Meteora)", de Spiros Stathoulopoulos (Alemanha, Grécia)
"Tabu", de Miguel Gomes (Portugal, Brasil, Alemanha, França)
"Csak a szél (Just The Wind)", de Benedek Fliegauf (Hungria, Alemanha, França)
"Was bleibt (Home For The Weekend)", de Hans-Christian Schmid (Alemanha)

    Leia tudo sobre: festival de berlimtabuangelina joliecinemairmãos taviani

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG