Almodóvar, Penélope e Bardem inauguram calçada da fama em Madri

Diretor e atores ganhadores do Oscar prestigiaram evento da academia de cinema espanhol

iG São Paulo com agências |

Os oscarizados Pedro Almodóvar, Javier Bardem e Penélope Cruz são alguns dos artistas espanhóis do cinema que já têm sua "estrela" na versão local da famosa Calçada da Fama de Hollywood.

Os três participaram na segunda-feira da inauguração da "Calle de las Estrellas" em Madri, um projeto com o qual a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha celebra seus 25 anos.

Siga o iG Cultura no Twitter

A calçada, que fica na rua Martín de los Heros, perto da praça de España, no centro de Madri, já homenageia nove diretores – inclusive Almodóvar, ganhador de dois Oscars – e 16 atores – entre eles Bardem e Cruz, o casal mais famoso do cinema espanhol, donos de um Oscar cada um.

A calçada espanhola da fama fica próxima a dois tradicionais cinemas especializados em filmes com legendas – algo raro na Espanha.

"Esta poderia ser a história de um garoto que vinha aqui ver filmes em versão original quando mal existiam outros lugares, e de repente vão e lhe dão uma estrela", disse Bardem à TV local.

Antonio Banderas, que não pôde comparecer ao evento, não deixou de expressar sua alegria. "Estou muito agradecido e honrado de receber esta estrela", disse Banderas em uma mensagem enviada à academia de cinema.

Além dos 25 nomes originais, outros artistas poderão no futuro ser homenageados na "Calle de las Estrellas".

Em abril, Penélope recebeu a estrela número 2.436 na Calçada da Fama de Hollywood, se tornando a primeira atriz espanhola a receber a homenagem. Em Madriu, as placas de granito, mármore e aço têm uma grande estrela com o nome da celebridade no centro, como aquelas em Hollywood, que se tornaram um ponto turístico de Los Angeles desde sua inauguração em 1960.

A indústria de cinema espanhola é a 10ª maior do mundo em níveis de produção. Os filmes espanhóis arrecadaram 170,3 milhões de euros em vendas de ingressos no ano passado, sendo 53% desse total fora da Espanha, de acordo com a associação de produtoras local, Fapae.

* com Reuters e AFP

    Leia tudo sobre: penelope cruzalmodovarjavier bardemcinema espanhol

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG