"A Rede Social" é escolhido o filme do ano pela crítica americana

Produção venceu nas categorias de melhor filme, diretor, ator e roteiro adaptado

EFE |

O filme "A Rede Social", centrado na história do criador do Facebook, foi agraciado nesta quinta-feira com os prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor roteiro adaptado da National Board of Review, a Associação Nacional de Críticos de Cinema dos Estados Unidos. "Achamos que este filme representa uma dramática história que continuará vigente ao longo do tempo e atrairá muitas gerações", afirmou no site dos prêmios a presidente da associação, Annie Schulhof.

A produção, que narra a história do bilionário mais jovem da história, o criador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, cativou o público desde sua estreia e foi selecionada entre mais de 250 filmes analisados neste ano. A Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA, que distribui os prêmios desde 1919, laureou o filme também por melhor diretor, para o americano David Fincher ("Seven", "Clube da Luta"), melhor ator, para o jovem Jesse Eisenberg, e melhor roteiro adaptado.

Os prêmios, que para muitos especialistas alimentam as chances do filme no Oscar de 2011, elegeram também as dez melhores produções do ano, entre os quais o último filme de Clint Eastwood, "Hereafter", e "A Origem", protagonizado por Leonardo DiCaprio.

A inglesa Lesley Manville levou o prêmio de melhor atriz por sua atuação em "Another Year", enquanto os prêmios de melhor ator e melhor atriz coadjuvantes foram para o também inglês Christian Bale, por "O Vencedor" ("The Fighter"), e para a australiana Jacki Weaver, por sua interpretação em "Animal Kingdom". O filme também foi escolhido pela crítica americana como uma das dez melhores produções independentes do ano, ao lado de, entre outras, "O Escritor Fantasma", de Roman Polanski, e "Um Lugar Qualquer", de Sofia Coppola.

Este último filme também levou o prêmio especial da crítica por seu roteiro, direção e produção. A láurea de melhor filme em língua estrangeira foi para "Homens e Deuses", um drama dirigido por Xavier Beauvais que já recebeu o Grande Prêmio do Festival de Cannes. "Toy Story 3" foi escolhido a melhor animação, enquanto o melhor documentário foi "Waiting for Superman" e o melhor roteiro original, "Enterrado Vivo".

    Leia tudo sobre: A Rede Socialoscar 2011

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG