A carreira estratosférica de Jon Favreau

De ator de comédias e diretor estreante a garoto de ouro das adaptações da Marvel

Guss de Lucca, iG São Paulo |

Divulgação
O diretor Jon Favreau discursa durante o lançamento de Homem de Ferro 2 em Los Angeles

O grande mérito pela expectativa causada por Homem de Ferro 2 é do diretor Jon Favreau. Conhecido principalmente por atuar em comédias como Virando o Jogo e Separados pelo Casamento , Favreau conseguiu convencer a Marvel Studios a apostar nele para dirigir seu primeiro filme, cujo fracasso poderia comprometer a empreitada da editora no mercado cinematográfico.

Porque os executivos entregaram a ele a direção de Homem de Ferro permanece um mistério, afinal, na época Favreau tinha apenas três filmes em seu currículo: as comédias Crime Desorganizado e Um Duende em Nova York e a aventura teen Zathura: Uma Aventura Espacial .

Além disso, a produtora sabia que não estava lidando com um personagem de grande apelo popular, principalmente se comparado a outras criações de seu braço editorial, como o Homem-Aranha ou os X-Men, cujos direitos foram vendidos pela Marvel para a Sony Pictures e a 20th Century Fox, respectivamente.

Apesar da pouca experiência na cadeira de diretor e das dúvidas relacionadas à popularidade do herói, Favreau soube usar seu diferencial e criou uma adaptação que agradou tanto aos aficionados por quadrinhos quanto ao grande público, transformando os US$ 140 milhões do orçamento do primeiro Homem de Ferro em US$ 585 milhões e garantindo sua posição para as duas sequências.

A primeira delas, Homem de Ferro 2 , estreia nesta sexta-feira (30.04) com a expectativa de tornar-se o grande blockbuster do ano e pavimentar o caminho dos próximos lançamentos da Marvel Studio, que são Thor (2011), Capitão América (2011) e Os Vingadores (2012).

Divulgação
Jon Favreau como o segurança Happy Hogan em cena de Homem de Fero 2

Mas qual é o segredo de Favreau? Entusiasta declarado, o cineasta soube montar seus filmes pensando na maneira que um verdadeiro fã o faria. Qual adolescente não vibraria ao ver o herói em ação ao som de clássicos do rock como "Iron Man", do Black Sabbath e "Shoot To Thrill", do AC/DC?

Favreau também quebrou a barreira entre público e produção ao utilizar seu Twitter para relatar o que acontecia nos sets de filmagem de Homem de Ferro 2 , atitude que só contribuiu para sua aceitação por parte dos fãs mais fervorosos.

Como se isso não bastasse, o diretor mostrou competência ao realizar uma pesquisa em cima dos 600 números de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel em 42 anos, buscando o que havia de mais interessante no personagem para transpor às telas - e até se dispôs a participar dos filmes como o guarda-costas de Tony Stark, Happy Hogan.

Por fim, Favreau soube enxergar no improvável Robert Downey Jr. um Homem de Ferro digno dos fãs, afirmando acreditar que o ator faria pela futura franquia o mesmo que Johnny Depp representou pela série Piratas do Caribe . Mais uma vez Favreau estava certo - e os fãs só têm a ganhar com ele.

Veja abaixo o trailer de Homem de Ferro 2 :

    Leia tudo sobre: Homem de Ferro 2Jon Favreau

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG