"Ninfomaníaca" sem censura vai ser exibido no Brasil; veja o que esperar

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Cópia sem cortes do polêmico longa podrá ser vista na Mostra de Cinema de SP; veja o que muda e horários de exibição

A versão sem cortes de "Ninfomaníaca", polêmico filme de Lars von Trier, será exibida pela primeira vez no Brasil nesta sexta-feira (24), como parte da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Parte1: Em "Ninfomaníaca", Von Trier discute sexo, mas inova pouco
Parte 2: Violento e provocador, "Ninfomaníaca 2" encerra saga de Von Trier

Dividido em duas partes, o longa conta a história da viciada em sexo Joe, interpretada por Stacy Martin na juventude e Charlotte Gainsbourg na fase adulta. No início do ano, "Ninfomaníaca" estreou no Brasil em versão censurada, que foi feita com o consentimento de Von Trier, mas sem seu envolvimento.

Cena do filme 'Ninfomaníaca', com Shia LeBeouf e Stacy Martin. Foto: DivulgaçãoImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesImagens do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Christian GeisnaesUma Thurman em cena de 'Ninfomaníaca'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: DivulgaçãoElenco de 'Ninfomaníaca', que conta com nomes como Uma Thurman e Willem Dafoe. Foto: DivulgaçãoCharlotte Gainsbourg em cena de "Nymphomaniac", novo filme de Lars Von Trier. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Ninfomaníaca'. Foto: Divulgação

Os produtores disseram que o corte - que representa cerca de 90 minutos - buscou tornar o filme viável comercialmente. A estrutura não muda muito, mas a versão de Von Trier, que será exibida na Mostra (veja horários abaixo), tem diferenças marcantes. Veja:

Mais sexo
Na versão sem censura, grande parte das cenas de sexo são mais longas e têm mais closes. Um exemplo é a que mostra Joe fazendo sexo oral em um homem casado durante uma viagem de trem: na cópia censurada, na hora do clímax, vemos pouco além da expressão dele e de Joe limpando os lábios; na de Von Trier, a ejaculação é vista bem de perto. Da mesma forma, a sequência em que a Joe adulta participa de um ménage à trois mostra dupla penetração, o que não ocorria na outra versão. 

Divulgação
Lars Von Trier na foto que deu início à campanha de marketing de 'Ninfomaníaca': ele mesmo, de boca fechada

Cena de aborto
A versão censurada não inclui o que pode ser a sequência mais gráfica e difícil de assistir de "Ninfomaníaca": um aborto que Joe faz em si mesma, usando instrumentos como uma agulha e um cabide. Quando o filme foi exibido no Festival de Veneza, muita gente saiu da sala.

Mais conversa
Nem todas as cenas cortadas eram de sexo ou visualmente chocantes. A versão sem cortes também dá bem mais espaço para personagens como o pai de Joe (Christian Slater) e a amiga dela, B. (Sophie Kennedy Clark). Alguns novos debates entre Joe e Seligman (Stellan Skarsgård) também aparecem, bem como maior quantidade de imagens de arquivo e desenhos para ilustrar as explicações dadas por ele.

Veja os horários de exibição de "Ninfomaníaca" na Mostra:

"Ninfomaníaca - Versão do Diretor" - Volume 1
- 24/10 (sexta), 23h50, no Cine Caixa Belas Artes
- 25/10 (sábado), 20h, no Cine Livraria Cultura
- 26/10 (domingo), 21h30, no Reserva Cultural
- 28/10 (terça), 21h30, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta

"Ninfomaníaca - Versão do Diretor" - Volume 2
- 25/10 (sábado), 22h45, no Cine Livraria Cultura
- 25/10 (sábado), 2h50, no Cine Caixa Belas Artes
- 27/10 (segunda), 20h30, no Reserva Cultural
- 29/10 (quarta), 20h30, no Espaço Itaú de Cinema - Augusta

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas