Ator receberá prêmio honorário do Instituto Americano de Cinema em junho de 2015

Reuters

O ator e comediante Steve Martin será homenageado com o prêmio 2014 Lifetime Achievement (conjunto da obra) do Instituto Americano de Cinema (AFI, na sigla em inglês), informou a organização nesta sexta-feira (3).

Martin, de 69 anos, irá receber a homenagem em reconhecimento por sua carreira prolífica de quatro décadas em um evento de gala em junho de 2015 que será transmitido pelo canal de televisão TNT.

Steve Martin em evento em Santa Mônica, na Califórnia (23/06/2014)
Ryan Miller/Invision/AP
Steve Martin em evento em Santa Mônica, na Califórnia (23/06/2014)

"Steve Martin é um autêntico norte-americano”, disse Howard Stringer, presidente do conselho de curadores do AFI. “Ele é uma força criativa de muitas facetas, livre de convenções ou temores. Seu trabalho é definido tão somente por ele, já que ele é seu autor – e um tesouro nacional cujo trabalho nos impactou como uma seta na cabeça”.

Martin, nascido em Waco, no Estado do Texas, e criado no sul da Califórnia, destacou-se como comediante, começando como mágico na Disneylândia até se tornar um dos roteiristas do programa de TV "The Smothers Brothers Comedy Hour" em 1969, pelo qual recebeu um prêmio Emmy, o Oscar da televisão norte-americana.

Siga o iG Cultura no Twitter

Conhecido por filmes como “O Panaca”, de 1979, “O Pai da Noiva”, de 1991, e “Doze É Demais”, de 2003, Martin recebeu um Oscar honorário por suas conquistas no ramo do entretenimento em 2013, além de apresentar a premiação três vezes.

Ele também é um pianista e tocador de banjo notável, e ganhou cinco prêmios Grammy nas categorias comédia e bluegrass.

A AFI tem o propósito de preservar a história do cinema através de programações de filmes, festivais e premiações. Entre os homenageados estão Alfred Hitchcock, Sidney Poitier, Elizabeth Taylor, Meryl Streep e mais recentemente Jane Fonda.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.