Ben Affleck busca mulher desaparecida em versão do best-seller "Garota Exemplar"

Por Luísa Pécora , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Autora Gillian Flynn é responsável pela adaptação para o cinema de obra que vendeu mais de 6 milhões de exemplares

"Garota Exemplar" chega aos cinemas nesta quinta-feira (2) com potencial para repetir nas telas o sucesso que fez nas livrarias. Cartas na manga não faltam: a popularidade da obra que vendeu mais de 6 milhões de exemplares; o roteiro da própria autora, Gillian Flynn; o burburinho de que estará entre os indicados ao Oscar; a direção do competente David Fincher; e o elenco encabeçado por Ben Affleck, cuja carreira foi renovada por "Argo".

Leia também: Os 5 melhores papéis de Ben Affleck no cinema

Fãs do livro não devem se decepcionar com o trabalho de Flynn, que, ao contrário do que se especulou, manteve o formato, o espírito e o final da obra, com pequenas alterações. No cinema, "Garota Exemplar" é um suspense marcado por reviravoltas e revelações, e uma história de pontos de vista, com diferentes versões sobre um mesmo acontecimento.

Ben Affleck interpreta Nick em "Garota Exemplar" . Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: Divulgação

Affleck interpreta Nick Dunne, dono de um bar numa cidadezinha do Estado norte-americano de Missouri. No dia de seu aniversário de cinco anos de casamento, ao chegar em casa, ele encontra um móvel quebrado e nenhum sinal da mulher, Amy (Rosamund Pike). 

Esta é a sinopse mais simples e sem spoiler de "Garota Exemplar", que intercala a ação presente, vivida por Nick, a flashbacks narrados por Amy enquanto escreve em um diário. É ela quem relata o feliz início do relacionamento e como o casal de jornalistas foi forçado a trocar uma vida sexy em Nova York pela tediosa (e fictícia) North Carthage, diante de problemas financeiros e da doença terminal da mãe de Nick.

O relato de Amy mostra, sobretudo, que o casamento aparentemente perfeito estava em ruínas. As páginas do diário reforçam a suspeita de que Nick pode estar envolvido no desaparecimento da mulher, hipótese já levantada por programas de televisão que não perdoam sua incapacidade de demonstrar comoção diante das câmeras.

Divulgação
Imagem do filme 'Garota Exemplar'

A primeira hora de "Garota Exemplar" investe no contraponto de versões e se esforça para deixar o espectador sem saber em quem confiar. Flynn mantém o interesse do público com o vai e vem de personagens e pistas, mas uma série de detalhes - um tom de voz aqui, um excesso de problemas ali - deixa claro que nem tudo é o que parece.

Siga o iG Cultura no Twitter

Ao levar o espectador a esperar tanto por uma reviravolta, "Garota Exemplar" mina sua própria revelação e impacto. A sensação, em geral, é a de que o filme não perturba ou intriga tanto quanto gostaria.

Mais interessante é o pós-reviravolta, no qual a trama reserva surpresas menos anunciadas, e no qual Fincher faz seus comentários mais afiados sobre os vícios da América, um lugar abalado por crise financeira, crimes violentos e casamentos de aparências, além de uma mídia sensacionalista e histérica que manipula a opinião pública.

Nas mãos de um diretor menos inteligente, "Garota Exemplar" poderia se transformar em história de novela. Mas Fincher sabe como elevar o material, e para isso conta com a ajuda da rigorosa edição de Kirk Baxter e da marcante trilha sonora de Trent Reznor (do Nine Inch Nails) e Atticus Ross, entre outros colaboradores.

Fincher também foi inteligente ao escalar Affleck, usando a falta de carisma e expressão do ator a favor de um personagem que sofre do mesmo mal. No maior e mais importante papel da carreira, Pike começa apagada, mas cresce ao longo da trama. Só não rouba a cena por causa do talento do elenco coadjuvante - em especial Tyler Perry como o advogado Tanner Bolt e Kim Dickens como a detetive Boney -, responsável pelos melhores momentos do filme.

Veja o trailer de 'Garota Exemplar':


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas