Produção escolhida por comissão do Ministério da Cultura buscará indicação a melhor filme estrangeiro

Dezoito longas-metragens disputam a indicação para ser o candidato do Brasil a uma vaga na disputa pelo Oscar 2015 de filme estrangeiro. O escolhido será anunciado nesta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante evento em São Paulo.

O filme escolhido por uma comissão ministerial será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de países de todo o mundo e revelará os cinco finalistas em 15 de janeiro. O Brasil não entra na lista desde 1999, quando "Central do Brasil" perdeu a estatueta para o italiano "A Vida é Bela".

Veja os filmes que concorrem à indicação brasileira:

Entre os favoritos à indicação estão "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" , "O Lobo Atrás da Porta" , "O Menino e o Mundo" , "Praia do Futuro" e "Tatuagem" , que foram exibidos em festivais internacionais e receberam prêmios importantes no Brasil ou no exterior.

Só há dois requisitos fundamentais para o filme concorrer à indicação brasileira: ter sido exibido primeiro no País e ter ficado pelo menos uma semana em cartaz, em sala do circuito comercial brasileiro, entre 1º de outubro de 2013 e 30 de setembro de 2014.

Siga o iG Cultura no Twitter

O prazo tirou da disputa os inscritos  "Faroeste Caboclo" e "A Coleção Invisível" . A inscrição é feita por meio de requerimento, entregue ao ministério junto a cópias do filme em DVD.

A comissão julgadora neste ano é formada pelo diretor Jeferson De; o jornalista Luis Erlanger, a coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sylvia Regina Bahiense Naves; o presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL), Orlando de Salles Senna; e o ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza.

Veja os favoritos à indicação brasileira:

Cena de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho'
Divulgação
Cena de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho'

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho":  Elogiado pela crítica, o filme de Daniel Ribeiro conta a busca por independência e a descoberta do amor por Leonardo, um adolescente cego e homossexual. Foi exibido no Festival de Berlim e premiado pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci, na sigla em francês).

Imagem do filme 'O Lobo Atrás da Porta'
Divulgação
Imagem do filme 'O Lobo Atrás da Porta'

"O Lobo Atrás da Porta":  Suspense do diretor Fernando Coimbra no qual o sequestro de uma criança expõe um triângulo amoroso no subúrbio do Rio de Janeiro. Foi premiado nos festivais do Rio, San Sebastián, Miami, Havana e Guadalajara, e recebeu boas críticas das revistas norte-americanas "Variety" e "The Hollywood Reporter".

Imagem do filme 'O Menino e o Mundo'
Divulgação
Imagem do filme 'O Menino e o Mundo'

"O Menino e o Mundo":  Animação de Alê Abreu sobre uma criança que parte em busca do pai em viagem por um mundo fantástico e que reflete questões culturais e políticas. Foi premiado no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e levou o principal troféu do Festival de Annecy, evento francês considerado "o Cannes da animação".

Cenas do filme
Divulgação / California Filmes
Cenas do filme "Praia do Futuro"

"Praia do Futuro": Elogiado filme de Karim Aïnouz, é uma coprodução com a Alemanha. O salva-vidas Donato (Wagner Moura) deixa o Brasil para viver com o piloto Konrad (Clemens Schick) mas, oito anos depois, recebe a inesperada visita do irmão, Ayrton (Jesuíta Barbosa). Integrou a competição do Festival de Berlim e foi premiado em Sab Sebástian.

Imagem do filme 'Tatuagem'
Divulgação
Imagem do filme 'Tatuagem'

"Tatuagem": Estreia do roteirista Hilton Lacerda na direção, o filme é ambientado em 1978, durante a ditadura militar, e mostra os confrontos de uma geração a partir do romance entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Recebeu boas críticas e foi premiado nos festivais de Gramado, Rio e Havana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.