Comediante Mort Sahl relembra época em que Robin Williams foi seu único fã

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Humorista também critica imprensa, ao dizer que havia "canibalizado" a morte do ator

Reuters

Frazer Harrison/Getty Images
O ator e comediante Mort Sahl

Robin Williams foi a única pessoa que visitou o humorista Mort Sahl nos bastidores de um show há 17 anos, e o comediante de 87 anos disse que o episódio marcou uma estreita amizade, encerrada com o aparente suicídio do ator nesta semana.

Sahl, por vezes considerado o padrinho da comédia política no formato “stand-up”, disse a 80 pessoas em um tributo informal a Williams, na noite de quinta-feira, que ele esperava que dezenas de fãs fosse ao camarim e dissessem a ele o quanto haviam gostado do show.

Siga o iG Cultura no Twitter

“Veio apenas um cara e bateu na porta”, disse Sahl em uma sala de um teatro no qual Williams costumava atuar. “Era Robin. Ele olhou para baixo e disse ‘eu sempre quis conhecer você'."

Sahl, cuja aguda perspicácia e dom para a sátira social influenciaram Lenny Bruce e Woody Allen, e fizeram com que fosse capa da revista Time em 1960, apoiou-se em uma bengala e no braço de um amigo ao entrar na sala do teatro Throckmorton, em Mill Valley, ao norte de San Francisco.

Zelda, filha do ator, e Robin Williams em foto de 2011. Foto: Kevin Winter/Getty ImagesRobin Williams ganhou o oscar de ator coadjuvante, em 1998, pelo filme 'Gênio Indomável', no qual interpreta um analista. Foto: DivulgaçãoNo longa 'Tempo de Despertar' (1990), o ator faz um médico que trabalha para buscar a cura de uma grave doença cerebral. Foto: DivulgaçãoO ator viveu um irreverente e polêmico DJ no longa 'Bom Dia Vitenã' (1987). Foto: DivulgaçãoEm 'Sociedade dos Poetas Mortos' (1989), Williams interpretou um cativante professor. Foto: DivulgaçãoEm 'O Pescador de Ilusões' (1991), Williams interpreta um mendigo que vai para as ruas após uma tragédia familiar. Foto: DivulgaçãoVestido de senhora, Williams fez sucesso com o público infantil no longa 'Uma Babá Quase Perfeita' (1991). Foto: DivulgaçãoEm 'Insônia' (2002), o ator trabalha ao lado de Al Pacino em uma trama sobre crimes em um lugar onde o sol nunca se põe. Foto: DivulgaçãoRobin Williams e Mila Kunis em 'O Que Fazer?'. Foto: DivulgaçãoHomenagem ao ator Robin Williams. Foto: Getty ImagesEm 2011, Robin Williams, um dos comediantes mais famosos de Hollywood, voltou aos cinemas com "Happy Feet: O Pinguim 2". Foto: DAN STEINBERG/ASSOCIATED PRESSRobin Williams em filmagem. Foto: Reprodução/InstagramRobin Williams. Foto: Getty ImagesRobin Williams. Foto: Getty ImagesRobin Williams. Foto: Getty ImagesRobin Williams durante passeio no centro de reabilitação. Foto: ReproduçãoElenco original de 'Uma Babá Quase Perfeita', com Sally Fields e Robin Williams. Foto: DivulgaçãoRobin Williams. Foto: ReproduçãoRobin Williams. Foto: Getty ImagesRobin Williams na estreia de uma de suas peças na Broadway. Foto: Getty ImagesRobin Williams ganhou apenas um Oscar, por "Gênio Indomável", em 1997. Foto: Getty Images

Ele contou anedotas sobre o encontro com Williams, e outros contos sobre o romantismo compartilhado entre ambos, assim como a paixão pela comédia.

Vestindo seu tradicional suéter em gola V, Sahl criticou a cobertura da imprensa ao dizer que eles haviam “canibalizado” a morte de Williams e fez piadas com Tiburon, uma rica comunidade onde o ator vivia. “Eu achei que Tiburon tinha uma mordida gelada quando fui visitá-lo”, disse Sahl, em referência ao nome da cidade, que significa “tubarão" em espanhol.

Williams andava 10 quilômetros de bicicleta para ir ao teatro realizar shows expontâneos, disse o diretor de marketing do local.

O comediante de 63 anos e vencedor do Oscar, cujo estilo hiperativo e versatilidade fizeram dele uma estrela dos cinemas e da televisão, foi encontrado enforcado em sua casa no norte da Califórnia na segunda-feira.

Williams sofria de estágios iniciais de mal de Parkinson e também de uma severa depressão à época de seu aparente suicídio, disse sua viúva na quinta-feira.

Leia tudo sobre: mort sahlrobin williamscinemacomédia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas