Lista do iG mostra adaptações literárias que chegarão aos cinemas brasileiros em 2014

Adaptações de obras literárias renderam grandes sucessos de Hollywood em 2014, como "Divergente" e "A Culpa é das Estrelas". Até o final do ano, várias outros filmes baseados em livros ou contos chegarão aos cinemas brasileiros.

Veja imagens dos filmes e saiba mais sobre cada livro:

"Devil's Knot", de Mara Leveritt: Com o título "Sem Evidências", o filme é baseado no livro lançado em 2002 sobre adolescentes acusados de assassinar três crianças. Dirigido por Atom Egoyam, tem Colin Firth e Reese Witherspoon no elenco. Estreia em 24 de julho.

"O Homem na Multidão", de Edgar Allan Poe: Os diretores brasileiros Cao Guimarães e Marcelo Gomes se inspiraram livremente no conto do escritor norte-americano, publicado pela primeira vez em 1840, para fazer "O Homem das Multidões". O filme acompanha a vida de um solitário maquinista de metrô em uma grande metrópole. A estreia será em 31 de julho.

"O Doador", de Lois Lowry: O livro publicado em 1993 chega aos cinemas com o título "O Doador de Memórias" e acompanha um garoto que vive em uma comunidade perfeito e sem sofrimento, mas que é escolhido para aprender sobre o "mundo real". Estreia em 14 de agosto.

"O Homem Mais Procurado", de John le Carré: Publicada em 2008, a obra do autor britânico deu origem ao último filme completo do ator Philip Seymour Hoffman, morto no início do ano . A história é sobre um muçulmano checheno que imigra clandestinamente para Hamburgo, chamando a atenção de agências de espionagem. Estreia em 14 de agosto.

Imagem do filme 'A Viagem de Cem Passos'
Divulgação
Imagem do filme 'A Viagem de Cem Passos'

"A Viagem de Cem Passos", de Richard C. Morais: O livro publicado em 2010 ganhará versão para os cinemas estrelada por Helen Mirren. Ela interpreta a dona de um restaurante que rivaliza com imigrantes indianos em uma cidadezinha da França. Estreia em 28 de agosto.

"Se Eu Ficar", de Gayle Forman: Publicado em 2009, conta a história de uma adolescente que sofre grave acidente e, em coma, precisa decidir se quer acordar ou não. O filme é estrelado por Chloë Moretz. Estreia em 4 de setembro.

"Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento", de Alice Munro: O conto que dá nome ao livro da escritora canadense, publicado em 2001, inspirou o filme "Hateship, Loveship", que tem direção de Liza Johnson. Kristen Wiig interpreta Johanna, mulher que, por causa de uma brincadeira de duas jovens, começa um relacionamento à distância. Estreia em 11 de setembro.

"Maze Runner - Correr ou Morrer", de James Dashner: Primeiro livro da série de ficção científica que começou a ser publicada em 2009. O protagonista é Thomas, jovem que tenta fugir de uma comunidade de garotos na Terra pós-apocalipse. Estreia em 18 de setembro.

"Garota Exemplar", de Gillian Flynn: David Fincher dirige versão para o cinema do best-seller publicado em 2012. Ben Affleck interpreta Nick, um homem que enfrenta o desaparecimento da mulher, Amy (Rosamund Pike). Estreia em 2 de outubro.

'Garota Exemplar' chega aos cinemas brasileiros em outubro
Divulgação
'Garota Exemplar' chega aos cinemas brasileiros em outubro

"Trash", de Andy Mulligan: Filmado no Brasil e dirigido por Stephen Daldry, o filme que adapta o livro publicado em 2010 ganhou o título de "Trash: A Esperança Vem do Lixo". Rooney Mara e Wagner Moura estão na trama sobre três adolescentes que encontram, em um lixão do Rio de Janeiro, instruções para encontrar um tesouro. Estreia em 9 de outubro.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Os Velhos Marinheiros" , de Jorge Amado: Livro publicado em 1961 serviu como base para o filme "O Duelo", um dos últimos do ator José Wilker, morto em abril. Ele interpreta o fiscal Chico Pacheco, que desconfia das histórias de um desbravador dos mares que aparece em seu vilarejo. Estreia em 9 de outubro.

"Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso", de Judith Viorst: Livro infantil publicado em 1972 ganha versão para os cinemas dirigida por Miguel Arteta. O garoto do título acorda com chiclete no cabelo e, a partir daí, o dia só piora. Estreia em 9 de outubro.

"Vale Tudo", de Nelson Motta: Lançado em 2007, a biografia do cantor Tim Maia serviu de base para o roteiro do filme do diretor Mauro Lima. Estreia prevista para 30 de outubro.

"Dark Places", de Gillian Flynn: Publicado em 2009, conta a história de uma mulher que sobrevive após sua família ser brutalmente assassinada. O filme tem Charlize Theron no elenco e estreia em 13 de novembro.

"A Esperança", de Suzanne Collins: Terceiro livro da trilogia "Jogos Vorazes", foi publicado em 2010 e dá sequência à história de Katniss Everdeen, que ao desafiar os organizadores e vencer os Jogos Vorazes ao lado de Peeta, acaba servindo de modelo para que outras pessoas se rebelem contra a Capital. No filme, a história foi dividida em duas partes. A primeira estreia em 20 de novembro.

"O Hobbit", de J.R.R Tolkien: Terceira e última parte da versão do diretor Peter Jackson para o livro publicado em 1937. O fim da aventura de Bilbo Bolseiro ganhou o título de "A Batalha dos Cinco Exércitos". Estreia em 11 de dezembro.

"As Férias do Pequeno Nicolau", de Sempé e Goscinny: Sucesso infantil publicado em 1962 ganha versão para os cinemas com Valérie Lemercier e Kad Merad. O garoto Nicolau vai à praia com a família e faz novos amigos. Estreia em 25 de dezembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.