De Gillian Flynn a Jorge Amado: veja livros que serão adaptados para o cinema

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Lista do iG mostra adaptações literárias que chegarão aos cinemas brasileiros em 2014

Adaptações de obras literárias renderam grandes sucessos de Hollywood em 2014, como "Divergente" e "A Culpa é das Estrelas". Até o final do ano, várias outros filmes baseados em livros ou contos chegarão aos cinemas brasileiros.

Veja imagens dos filmes e saiba mais sobre cada livro:

Imagem do filme 'Sem Evidências'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Homem das Multidões'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Doador de Memórias'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'A Viagem de Cem Passos'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Se Eu Ficar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Hateship, Loveship'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Maze Runner - Correr ou Morrer'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Garota Exemplar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Trash: A Esperança Vem do Lixo'. Foto: Daniel BehrImagem do filme 'O Duelo'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Tim Maia'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Dark Places'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'O pequeno Nicolau – De férias!'. Foto: Divulgação

"Devil's Knot", de Mara Leveritt: Com o título "Sem Evidências", o filme é baseado no livro lançado em 2002 sobre adolescentes acusados de assassinar três crianças. Dirigido por Atom Egoyam, tem Colin Firth e Reese Witherspoon no elenco. Estreia em 24 de julho.

"O Homem na Multidão", de Edgar Allan Poe: Os diretores brasileiros Cao Guimarães e Marcelo Gomes se inspiraram livremente no conto do escritor norte-americano, publicado pela primeira vez em 1840, para fazer "O Homem das Multidões". O filme acompanha a vida de um solitário maquinista de metrô em uma grande metrópole. A estreia será em 31 de julho.

"O Doador", de Lois Lowry: O livro publicado em 1993 chega aos cinemas com o título "O Doador de Memórias" e acompanha um garoto que vive em uma comunidade perfeito e sem sofrimento, mas que é escolhido para aprender sobre o "mundo real". Estreia em 14 de agosto.

"O Homem Mais Procurado", de John le Carré: Publicada em 2008, a obra do autor britânico deu origem ao último filme completo do ator Philip Seymour Hoffman, morto no início do ano. A história é sobre um muçulmano checheno que imigra clandestinamente para Hamburgo, chamando a atenção de agências de espionagem. Estreia em 14 de agosto.

Divulgação
Imagem do filme 'A Viagem de Cem Passos'

"A Viagem de Cem Passos", de Richard C. Morais: O livro publicado em 2010 ganhará versão para os cinemas estrelada por Helen Mirren. Ela interpreta a dona de um restaurante que rivaliza com imigrantes indianos em uma cidadezinha da França. Estreia em 28 de agosto.

"Se Eu Ficar", de Gayle Forman: Publicado em 2009, conta a história de uma adolescente que sofre grave acidente e, em coma, precisa decidir se quer acordar ou não. O filme é estrelado por Chloë Moretz. Estreia em 4 de setembro.

"Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento", de Alice Munro: O conto que dá nome ao livro da escritora canadense, publicado em 2001, inspirou o filme "Hateship, Loveship", que tem direção de Liza Johnson. Kristen Wiig interpreta Johanna, mulher que, por causa de uma brincadeira de duas jovens, começa um relacionamento à distância. Estreia em 11 de setembro.

"Maze Runner - Correr ou Morrer", de James Dashner: Primeiro livro da série de ficção científica que começou a ser publicada em 2009. O protagonista é Thomas, jovem que tenta fugir de uma comunidade de garotos na Terra pós-apocalipse. Estreia em 18 de setembro.

"Garota Exemplar", de Gillian Flynn: David Fincher dirige versão para o cinema do best-seller publicado em 2012. Ben Affleck interpreta Nick, um homem que enfrenta o desaparecimento da mulher, Amy (Rosamund Pike). Estreia em 2 de outubro.

Divulgação
'Garota Exemplar' chega aos cinemas brasileiros em outubro

"Trash", de Andy Mulligan: Filmado no Brasil e dirigido por Stephen Daldry, o filme que adapta o livro publicado em 2010 ganhou o título de "Trash: A Esperança Vem do Lixo". Rooney Mara e Wagner Moura estão na trama sobre três adolescentes que encontram, em um lixão do Rio de Janeiro, instruções para encontrar um tesouro. Estreia em 9 de outubro.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Os Velhos Marinheiros", de Jorge Amado: Livro publicado em 1961 serviu como base para o filme "O Duelo", um dos últimos do ator José Wilker, morto em abril. Ele interpreta o fiscal Chico Pacheco, que desconfia das histórias de um desbravador dos mares que aparece em seu vilarejo. Estreia em 9 de outubro.

"Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso", de Judith Viorst: Livro infantil publicado em 1972 ganha versão para os cinemas dirigida por Miguel Arteta. O garoto do título acorda com chiclete no cabelo e, a partir daí, o dia só piora. Estreia em 9 de outubro.

"Vale Tudo", de Nelson Motta: Lançado em 2007, a biografia do cantor Tim Maia serviu de base para o roteiro do filme do diretor Mauro Lima. Estreia prevista para 30 de outubro.

"Dark Places", de Gillian Flynn: Publicado em 2009, conta a história de uma mulher que sobrevive após sua família ser brutalmente assassinada. O filme tem Charlize Theron no elenco e estreia em 13 de novembro.

"A Esperança", de Suzanne Collins: Terceiro livro da trilogia "Jogos Vorazes", foi publicado em 2010 e dá sequência à história de Katniss Everdeen, que ao desafiar os organizadores e vencer os Jogos Vorazes ao lado de Peeta, acaba servindo de modelo para que outras pessoas se rebelem contra a Capital. No filme, a história foi dividida em duas partes. A primeira estreia em 20 de novembro.

"O Hobbit", de J.R.R Tolkien: Terceira e última parte da versão do diretor Peter Jackson para o livro publicado em 1937. O fim da aventura de Bilbo Bolseiro ganhou o título de "A Batalha dos Cinco Exércitos". Estreia em 11 de dezembro.

"As Férias do Pequeno Nicolau", de Sempé e Goscinny: Sucesso infantil publicado em 1962 ganha versão para os cinemas com Valérie Lemercier e Kad Merad. O garoto Nicolau vai à praia com a família e faz novos amigos. Estreia em 25 de dezembro.

Leia tudo sobre: livroscinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas