Morre o ator e cineasta Paul Mazursky, diretor de "Uma Mulher Descasada"

Por Reuters | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Artista de 84 anos também trabalhou como roteirista e produtor em Hollywood; ele sofreu parada cardiorrespiratória

Reuters

Paul Mazursky, o roteirista e diretor por trás de filmes indicados ao Oscar como “Uma Mulher Descasada” e "Bob & Carol & Ted & Alice", morreu em Los Angeles aos 84 anos.

Mazursky, que também foi cocriador da série de televisão "The Monkees", morreu na segunda-feira (30) no Centro Médico Cedars-Sinai de parada cardiorrespiratória, informou a porta-voz da família, Nancy Willen.

AP
O ator e diretor Paul Mazursky ganha estrela na Calçada da Fama (13/12/13)

Ele despontou em Hollywood como ator em 1953 no filme “Medo e Desejo”, de Stanley Kubrick, e apareceu em episódios do seriado clássico “Além da Imaginação” e no drama "Sementes de Violência”, de 1955.

Siga o iG Cultura no Twitter

Mas Mazursky ficou mais conhecido por seu trabalho atrás das câmeras, especialmente por sua habilidade de abordar tópicos como casamento e divórcio durante as convulsões sociais dos anos 1960 e 1970. Seu primeiro crédito como roteirista foi em “Eu te amo, Alice B. Toklas!”, comédia de Peter Sellers de 1968.

Mazursky estreou na direção com a comédia dramática "Bob & Carol& Ted & Alice", estrelando Natalie Wood, no ano seguinte, e conquistou a primeiro das suas quatro indicações ao Oscar como roteirista.

Ele deixa a mulher, Betsy Purdy Mazursky, e a filha, Jill Mazursky.

Leia tudo sobre: paul mazurskyuma mulher descasadacinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas