Festival em São Paulo celebra boa fase do cinema pernambucano

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

iG seleciona cinco filmes para serem vistos em mostra no Centro Cultural Banco do Brasil

O cinema produzido em Pernambuco nos últimos 17 anos é tema de uma retrospectiva em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Até 10 de julho, serão exibidos 16 longas e 13 curtas, entre ficção e documentário, que representam a boa fase da produção pernambucana, uma das melhores do País.

Imagem do filme 'Tatuagem' (2013). Foto: Divulgação'O Som ao Redor', dirigido por Kleber Mendonça Filho. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Baixio das Bestas' (2006). Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Cinema, Aspirinas e Urubus' (2005). Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Baile Perfumado' (1997). Foto: Divulgação

O lançamento de "Baile Perfumado", em 1997, é tido como marco da nova fase do cinema de Pernambuco, que desde então produziu mais filmes do que nos cem anos anteriores. 

A mostra do CCBB exibirá trabalhos de diretores como Lírio Ferreira, Cláudio Assis, Paulo Caldas, Marcelo Gomes, Daniel Aragão e Kléber Mendonça Filho, entre outros.

Veja 5 filmes para assistir no festival:

"Baile Perfumado" (1997): Dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, conta a história real do libanês Benjamin Abrahão, mascate que conviveu com o bando de Lampião. Inclui imagens feitas pelo próprio Abrahão em 1936.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005): Ambientado em 1942, o filme de Marcelo Gomes acompanha a viagem pelo sertão de um alemão que vende aspirinas no Brasil após fugir da Segunda Guerra e um nordestino em busca de trabalho no Rio de Janeiro.

Divulgação
Imagem do filme "Cinema, Aspirinas e Urubus"

"Baixio das Bestas" (2006): Com cenas fortes e explícitas, o filme de Cláudio Assis reflete sobre a condição da mulher no Brasil a partir da história de Auxiliadora (Mariah Teixeira), jovem de 16 anos explorada pelo avô.

"O Som ao Redor" (2012): Primeiro longa de Kleber Mendonça Filho, retrata a rotina de uma rua de classe média na zona sul do Recife, transformada pela chegada de seguranças particulares que oferecem seus serviços aos moradores.

"Tatuagem" (2013): Uma dos mais premiados filmes nacionais do ano passado, marca a estreia na direção do roteirista Hilton Lacerda. O longa narra o romance entre um jovem soldado e um líder teatral durante a ditadura.

O Novo Cinema Pernambucano
Data: 25 de junho a 10 de julho
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)
Informações: (11) 3113.3651

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas