"Tim Maia", "Rio, Eu Te Amo", "Trinta": os filmes nacionais para ver neste ano

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

No Dia do Cinema Brasileiro, iG seleciona 12 aguardadas produções que chegarão às salas nos próximos meses

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho, mesma data em que, em 1898, o cineasta italiano Afonso Segreto fez as primeiras filmagens no Brasil, a bordo de um navio que chegava ao Rio de Janeiro.

Para celebrar a data, o iG selecionou 12 aguardadas produções nacionais que ainda vão chegar aos cinema neste ano.

Veja 12 filmes nacionais para ver em 2014:

Imagem do filme 'Amazônia'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Vestido Pra Casar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Nautilus'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Tim Maia'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho'. Foto: DivulgaçãoLázaro Ramos e Alinne Moraes estrelam 'O Vendedor de Passados'. Foto: Divulgação'Rio, Eu Te Amo' seguirá formato do projeto Cities We Love, com pequenos filmes de vários diretores. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Entre Abelhas', com Fábio Porchat. Foto: Dan Behr/ DivulgaçãoImagem do filme 'Trinta'. Foto: DivulgaçãoBianca Comparato em cena de 'Irmã Dulce'. Foto: DivulgaçãoImagem do set do filme 'Reveillón'. Foto: DivulgaçãoIngrid Guimarães e Tatá Werneck dividirão a cena em 'Loucas pra Casar'. Foto: Divulgação

"Amazônia": Produção franco-brasileira com orçamento de R$ 26 milhões (cerca de R$ 4 milhões vindos do governo nacional), mostra a Floresta Amazônica na visão de um macaco prego. Sem diálogos, o filme do diretor francês Thierry Ragobert foi exibido em festivais e terá exibições em 3D. Estreia em 26 de junho.

Leia também: "Escolhemos a dificuldade", diz diretor de "Amazônia"

"Vestido para Casar": Sucesso nos cinemas com "Até que a Sorte nos Separe" e "Os Cara de Pau", Hassum interpreta Fernando, um escritor de livros para turistas que se envolve em uma série de confusões no dia de seu casamento com Nara (Fernanda Rodrigues). Com direção de Gerson Sanginitto, estreia em 17 de julho.

Divulgação
Imagem do filme 'Tim Maia'

"Nautilus": Em mais um sinal da boa fase da animação nacional, o diretor Rodrigo Gava lança filme em 3D sobre as aventuras dos jovens Cristóvão Colombo, Leonardo da Vinci e Mona Lisa. Estreia em 24 de julho.

"Tim Maia": Mauro Lima dirige a cinebiografia do cantor, com base no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia". No elenco estão Robson Nunes, Babu Santana, Cauã Reymond, Alice Braga. Estreia em 7 de agosto.

"Não Pare na Pista": O diretor Daniel Augusto narra a trajetória do escritor Paulo Coelho antes da fama. O elenco do filme, uma co-produção entre Brasil e Espanha, conta com Julio Andrade, Ravel Andrade, Fabíula Nascimento, Fabiana Guglielmetti e Paz Vega. Estreia em 14 de agosto.

"O Vendedor de Passados": Lázaro Ramos e Alinne Moraes estrelam drama baseado no livro do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Com direção de Lula Buarque de Hollanda, o filme conta a história de um homem que cria e vende passados para pessoas insatisfeitas com suas vidas. Estreia em 4 de setembro.

Leia também: Santoro será bailarino em filme que integra projeto "Rio Eu Te Amo"

"Rio, Eu Te Amo": Seguindo o formato da franquia Cities of Love, que já passou por Paris e Nova York, o filme traz pequenas histórias ambientadas no Rio e dirigidas por cineastas de diferentes nacionalidades. A lista inclui Fernando Meirelles, Paolo Sorrentino e Stephan Elliott. Estreia em 11 de setembro.

"Entre Abelhas": O diretor Ian SBF e o ator Fábio Porchat levam ao cinema a parceria firmada no site de humor Porta dos Fundos. Numa história tragicômica, um homem de cerca de 30 anos e em crise passa por uma situação estranha: deixa de enxergar as pessoas ao seu redor. Estreia em 23 de outubro.

Leia também: Integrante do "Porta dos Fundos" estreia como diretor

Divulgação
Imagem do set do filme 'Reveillón'

"Trinta": Matheus Nachtergaele interpreta o carnavalesco Joãosinho Trinta, que morreu em 2011. Dirigido por Paulo Machline, a história vai do nascimento do artista, em São Luís, à chegada ao posto de carnavalesco do Salgueiro. Estreia em 23 de outubro.

"Irmã Dulce": Bianca Comparato e Regina Braga interpretam a religiosa baiana - conhecida como "Madre Teresa de Calcutá brasileira" - em diferentes fases de sua vida; A cinebiografia é dirigida por Vicente Amorim. Estreia em 27 de novembro.

Leia também: Banheiro vira cenário de "Reveillón", comédia com Luana Piovani

"Reveillón": Adaptação de peça teatral que se passa em um banheiro, o filme mostra os bastidores de uma festa de ano novo. No elenco, Luana Piovani, Marcos Palmeira, Júlia Rabello e Paulo Tiefenthaler. Com direção de Fábio Mendonça, estreia em 18 de dezembro.

"Loucas pra Casar": Ingrid Guimarães e Tatá Werneck estrelam a nova comédia de Roberto Santucci, diretor de "De Pernas Pro Ar". No filme, mulher deixada no altar pelo noivo procura a ajuda de outras vítimas dele para se vingar. Estreia em 25 de dezembro.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas