Angelina Jolie e Daniel Day-Lewis recebem títulos oficiais no Reino Unido

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Atriz norte-americana é homenageada como Dama Honorária e ator britânico se torna Cavaleiro

Reuters

O Reino Unido deu à atriz Angelina Jolie, vencedora do Oscar, o título de Dama Honorária (membro feminino da Ordem do império Britânico) por serviços prestados à política externa do país e pela campanha contra violência sexual em zonas de guerra.

Angelina Jolie na estreia de 'Malévola' em Hollywood. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie e Brad Pitt no Oscar 2014: casal está junto desde 2005 e ganhou o apelido de Brangelina. Foto: DivulgaçãoJolie e Pitt têm seis filhos: Madoxx, Pax, Zahara, Shiloh, Knox e Vivienne. Foto: SplashNewsAngelina Jolie é famosa pelo trabalho humanitário especialmente em relação a refugiados. Foto: ReutersAngelina Jolie estreou no cinema aos 7 anos, em 'Lookin' to Get Out', filme estrelado por seu pai, Jon Voight. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie em 'Without Evidence', de 1995. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie em cena do filme 'Hackers', de 1995. Foto: DivulgaçãoEm 1996, Angelina Jolie participou da comédia romântica 'Duas Famílias em Pé de Guerra'. Foto: DivulgaçãoEm 1996, Jolie também fez o filme 'Rebeldes'. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie contracenou com David Duchovny em 'Brincando com a Morte' (1997). Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie em 'Mojave Moon', de 1996. Foto: DivulgaçãoEm 1998, Jolie estrelou 'Gia - Fama E Destruição', sobre a modelo Gia Carangi, que morreu de aids aos 26 anos. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie em 'Hell's Kitchen', de 1998. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie na comédia 'Corações Apaixonados', de 1998. Foto: DivulgaçãoNo set de 'Alto Controle' (1999), Jolie conheceu o ator Billy Bob Thornton; os dois foram casados de 2000 a 2003. Foto: DivulgaçãoA atriz contracenou com Denzel Washington no thriller 'O Colecionador de Ossos' (1999). Foto: DivulgaçãoAo lado de Winona Ryder em 'Garota, Interrompida' (1999), pelo qual ganhou o Oscar de atriz coadjuvante. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie com o Oscar de atriz coadjuvante, em 2000; o beijo na boca do irmão causou polêmica. Foto: ReproduçãoAngelina Jolie com o então marido Billy Bob Thorton na estreia de 'Vida Bandida', em 2001. Foto: Divulgação'60 Segundos' (2000) foi o primeiro grande blockbuster de Jolie, que teve um papel pequeno e dividiu a cena com o protagonista Nicolas Cahe. Foto: DivulgaçãoO filme inspirado em videogame 'Lara Croft: Tomb Raider' (2001) deu fama internacional a Jolie. Foto: DivulgaçãoEm 2001, Jolie fez par com Antonio Banderas em 'Pecado Original', detonado pela crítica. Foto: DivulgaçãoJolie interpretou uma repórter ambiciosa na comédia romântica 'Uma Vida em Sete Dias' (2002), contracenando com Edward Burns. Foto: Divulgação
Num reflexo de seu interesse em trabalho humanitário, a atriz interpretou uma socialite que ajuda a população de África e Ásia em 'Amor Sem Fronteiras' (2003). Foto: DivulgaçãoEm 2004, ela dividiu a cena com Ethan Hawke no thriller 'Roubando Vidas'. Foto: DivulgaçãoA atriz fez um pequeno papel na ficção científica 'Capitão Sky e o Mundo de Amanhã' (2004). Foto: DivulgaçãoAngelina foi a Rainha Olímpia em 'Alexandre', épico do diretor Oliver Stone que fracassou nas bilheterias dos EUA. Foto: Divulgação'Sr. & Sra. Smith' (2005) uniu o que hoje é o casal mais badalado de Hollywood: Angelina Jolie e Brad Pitt. Foto: DivulgaçãoAo lado de Matt Damon, Jolie participou de 'O Bom Pastor' (2006), de Robert De Niro. Foto: DivulgaçãoMaquiagem e peruca deixaram Jolie mais parecida com Mariane Pearl em 'O Preço da Coragem' (2007), sobre o sequestro e assassinato do jornalista Daniel Pearl. Foto: DivulgaçãoJolie estreou na direção com o documentário 'A Place in Time' (2007), que registra o cotidiano de 27 lugares do mundo na mesma semana. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie em 'A Lenda de Beowulf', lançado em 2007. Foto: DivulgaçãoA segunda indicação de Jolie ao Oscar veio por 'A Troca' (2008), de Clint Eastwood. Foto: DivulgaçãoA atriz voltou aos filmes de ação com 'O Procurado' (2008), no qual interpretou uma assassina. Foto: DivulgaçãoEm 'Salt' (2010), interpretou uma agente da CIA acusada de ser espiã da KGB. Foto: DivulgaçãoA atriz fez par romântico com Johnny Depp em 'O Turista' (2010), filme detonado pela crítica. Foto: Divulgação'Na Terra de Amor e Ódio' (2001) foi a estreia de Angelina Jolie na direção de longa de ficção; o filme conta uma história de amor na Guerra da Bósnia. Foto: DivulgaçãoAngelina mostra a perna direita no Oscar 2012: com a imagem, virou meme na internet. Foto: Getty ImagesAngelina Jolie em cena de 'Malévola', filme que reconta história da Bela Adormecida. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie é a diretora de 'Unbroken', filme com roteiro dos irmãos Coen que estreia em dezembro. Foto: Divulgação

Jolie, que é enviada especial do Alto Comissariado para Refugiados da ONU (UNHCR), estava entre as 1.149 pessoas que receberam um prêmio pela sua contribuição à sociedade britânica, na lista anual Queen's Birthday Honours publicada neste sábado.

A lista inclui um MBE póstumo (Membro do Império Britânico) para o adolescente que sofria de câncer, Stephen Sutton, e um título de Cavaleiro para o ator Daniel Day-Lewis.

Getty Images
Daniel Day-Lewis no Oscar 2014

Jolie, de 39 anos, é co-fundadora da Preventing Sexual Violence Initiative (Iniciativa para Prevenção da Violência Sexual) com o secretário das relações exteriores Wiliam Hague, em 2012 e foi uma das oradoras de uma grande conferência sobre o tema, em Londres, essa semana.

Como ela não é cidadã britânica, ela não pode ser tratada como Dama, mas recebe o prêmio de forma honorária.

A ativista contra o câncer Sutton aceitou o prêmio de Membro da Ordem do Império Britânico antes da sua morte no mês passado, declarou o escritório do gabinete do governo, que anuncia os prêmios.

Day-Lewis, de 57 anos, primeiro ator a vencer três Oscars como Melhor Ator e astro de "Lincoln" e de "Sangue Negro", recebeu o título de Oficial da Ordem do império Britânico (OBE), pelo seu trabalho como ator.

Leia tudo sobre: angelina joliedaniel day lewiscinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas