Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William S. Burroughs: a geração beat no cinema

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em cartaz no Brasil, "Versos de um Crime" mostra juventude dos escritores; relembre outros filmes de ficção

Dirigido por John Krokidas e em cartaz no Brasil, o filme "Versos de um Crime" mostra integrantes da chamada geração beat (movimento literário que surgiu na década de 1950 nos Estados Unidos) durante os tempos da faculdade.

Crítica: "Versos de um Crime" destaca o homem por trás da geração beat

No longa, o ex-Harry Potter Daniel Radcliffe interpreta Allen Ginsberg, Dane DeHaan é Lucien Carr, Jack Huston vive Jack Kerouac e Ben Foster assume o papel de William S. Burroughs.

Outros filmes de ficção abordaram a vida destes escritores ou fizeram adaptações para o cinema de seus livros. Veja longas sobre a geração beat:

'Versos de um Crime' (2014): Daniel Radcliffe é Allen Ginsberg em filme sobre um assassinato que envolveu o poeta, Jack Kerouac e William Burroughs. Foto: Divulgação'Big Sur' (2013): Versão para o cinema do romance de Jack Kerouac sobre temporadas na casa de Lawrence Ferlinghetti em Big Sur, Califórnia. Foto: Divulgação'Na Estrada' (2012): O diretor brasileiro Walter Salles levou aos cinemas o livro mais famoso de Jack Kerouac. Foto: Divulgação'Uivo' (2010): Com James Franco, filme narra trajetória de Allen Ginsberg, da juventude ao julgamento por obscenidade em 1957, com ênfase em seu poema mais famoso, 'Howl'. Foto: Divulgação'Neal Cassady' (2007): A história do que aconteceu com Neal Cassady, inspiração para o personagem de Dean Moriarty, de 'Na Estrada', após a publicação do livro. Foto: Divulgação'Beat' (2000): A história de William Burroughs e sua mulher, Joan, interpretados por Kiefer Sutherland e Courtney Love. Foto: Divulgação'The Last Time I Committed Sucide' (1997): Baseado em carta de Neal Cassady para Jack Kerouac, fala sobre a tentativa de suicídio da namorada de Cassady, Joan. Foto: Divulgação'Mistérios e Paixões' (1991): Dirigido por David Cronenberg, leva ao cinema o romance de William Burroughs sobre um exterminador de insetos que mata a mulher por acidente. Foto: Divulgação'Os Beatniks' (1980): Com Nick Nolte, Sissy Spacek e John Heard, narra a amizade de Neal Cassady, Carolyn Cassady and Jack Kerouac. Foto: Divulgação'The Subterraneans' (1960): Versão para o cinema para o romance de Jack Kerouac sobre seu breve romance com Alene Lee, foi muito criticada por Allen Ginsberg. Foto: Divulgação



compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas