Morre H.R. Giger, criador do monstro do filme "Alien, o oitavo passageiro"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Suíço vencedor do Oscar de efeitos visuais pelo longa de Ridley Scott morreu aos 74 anos

O artista H.R. Giger morreu nesta segunda-feira (12), aos 74 anos, devido a lesões causadas por uma queda da escada de sua casa, em Zurique (Suíça). O suíço foi o responsável pela criação do personagem principal de "Alien, o oitavo passageiro" (1979), de Ridley Scott.

Divulgação
Cena do filme "Alien" (1979), de Ridley Scott

Os trabalhos de Giger, frequentemente mostrando cenas de humanos e máquinas se misturando em seres híbridos, influenciou uma geração de diretores e inspirou uma tendência de tatuagens "biomecânicas".

Siga o iG Cultura no Twitter

"Minhas pinturas parecem causar uma forte impressão em pessoas que, bem, que são loucas", disse Giger em uma entrevista em 1979. "Se gostam do meu trabalho significa que são criativos... ou loucos".

Hans Ruedi Giger nasceu em 5 de fevereiro de 1940, na cidade suíça de Chur, e estudou arquitetura e design industrial em Zurique.

Giger, com seu trabalho surrealista, criou personagens e cenários para o filme"Alien, o oitavo passageiro" (1979), o que lhe rendeu o Oscar de melhores efeitos visuais em 1980. Ele também trabalhou como designer nos filmes "Poltergeist 2 - O Outro Lado" (1986), "A Experiência" (1995) e "Jodorowsky's Dune" (2013).


Leia tudo sobre: h.r. gigeralienridley scottcinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas