Para entrar em "Capitão América", atores treinam pesado e descobrem quadrinhos

Por Luísa Pécora , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Anthony Mackie, que interpreta o Falcão, e Sebastian Stan, o Soldado Invernal, falam ao iG sobre o novo filme da Marvel

Eles não cresceram sendo fãs de quadrinhos, mas agora falam com empolgação sobre o universo da Marvel. No elenco de "Capitão América - O Soldado Invernal", em cartaz no Brasil, os atores Anthony Mackie e Sebastian Stan já arriscam explicar a imensa popularidade dos filmes do gênero.

Crítica: "Capitão América - O Soldado Invernal" aposta em excessos

"Os quadrinhos da Marvel não são apenas desenhos: são obscuros, têm mensagens, quebram barreiras", afirmou Stan, que interpreta o misterioso Soldado Invernal, um dos vilões do filme. Para Mackie, o estúdio acertou ao criar personagens de fácil identificação com o público. "Todos nós queremos ser super-heróis", afirmou.

Imagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoSebastian Stan em cena do filme  'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Capitão América - O Soldado Invernal'. Foto: Divulgação

Em seu primeiro filme da Marvel, Mackie interpreta Sam Wilson, o Falcão, veterano de guerra que auxilia o Capitão América (Chris Evans) durante os combates vestindo um moderno traje voador. Revelado por "Guerra ao Terror", o talentoso ator de 35 anos é dono de uma carreira prolífica, com cinco filmes lançados em 2013 e quatro previsto para este ano.

Mais - "O Capitão América precisa usar todo o seu potencial", diz Chris Evans

Mackie vê um desequilíbrio na representação de negros nos filmes de super-heróis, assim como acontece com as personagens femininas. "Quando os quadrinhos começaram, só existiam heróis brancos e homens. Mas nossa cultura evoluiu e a Marvel tem sido inteligente em criar mais papéis para mulheres e negros, fazendo com que o universo dos heróis se pareça mais com o mundo real."

Veja também: A história visual do Capitão América

Ele vê sinais de progresso, como sua participação em "Capitão América" e a escalação de Michael B. Jordan para o novo "Quarteto Fantástico", uma escolha que provocou polêmica pelo fato de o personagem Tocha Humana ser branco nos quadrinhos.

"Estamos conseguindo mais oportunidades e entrar nestas franquias por nosso trabalho, não apenas porque alguém quer colocar um ator negro no filme."

Divulgação
Anthony Mackie é o Falcão de 'Capitão América - O Soldado Invernal'

Treinamento pesado

Interpretar Falcão representou um treinamento duro para Mackie, que adotou dieta rica em proteínas e vegetais e se acostumou a frequentar a academia duas vezes ao dia.

"Como ator, espera-se que você aprenda a fazer qualquer coisa em três dias. Então é preciso estar preparado para tudo."

Siga o iG Cultura no Twitter

Stan começou a treinar seis meses antes da filmagens, e na metade deste período passou a aprender as sequências de luta.

O ator também se dedicou à leitura dos quadrinhos do Capitão América e à pesquisa sobre a Guerra Fria e a KGB (agência de segurança da antiga União Soviética), já que a trama ecoa questões políticas. Vestir o braço mecânico de seu personagem também ajudou. "Foi algo crucial para mim. Como o material não era flexível, percebi que me movimentava de determinada maneira, e levei isso para o personagem", afirmou.

Stan, que integrou o elenco do filme "Cisne Negro" e da série "Once Upon a Time", teve o desafio de interpretar um personagem que passa por uma grande transformação entre o primeiro e o segundo "Capitão América". 

“Tentei criar uma linha reta desde o começo do primeiro filme ao final do segundo. O Soldado Invernal de certa forma é um personagem novo, mas ainda precisava ter a familiaridade de quem ele era antes”, afirmou. “Então, desde o início tentei mostrar algumas coisas que indicavam o que aquele cara podia virar."

Novos filmes

Stan e Mackie não confirmam, mas o final em aberto de "O Soldado Invernal" sugere que os dois estarão no próximo "Capitão América", programado para estrear em 2016. Há rumores, também, de que o Falcão terá uma participação no novo "Os Vingadores". "Não sei de nada, mas pedi tanto para isso acontecer que talvez aconteça", disse Mackie.

Getty Images
Sebastian Stan e Anthony Mackie lançam 'Capitão América - O Soldado Universal' em Los Angeles

Apesar de a enorme quantidade de sequências e remakes lançadas por Hollywood ser alvos de críticas de muitos analistas, o ator acredita que estes filmes conseguem acrescentar novidades ao que já é consagrado. "O cinema funciona em ciclos: tudo o que você vê hoje vai voltar em algum momento, como em qualquer negócio. Você precisa entender isto, aprender com cada ciclo e trazer coisas novas", disse Mackie.

Stan considera que qualquer tipo de filme - original, sequência ou remake - tem de ser "bem feito, único e ficar de pé sozinho". Mas ele admite que grande parte do investimento de Hollywood em histórias já conhecidas se deve ao fato de que levar as pessoas ao cinema é mais difícil hoje do que há 10 ou 20 anos.

“Todo mundo tem sua pequena tela de plasma em casa. Então você tem que se perguntar o tempo todo: o que leva as pessoas ao cinema?", disse. "Muito do que parece estar funcionando agora é adaptar livros ou historias que as pessoas já conhecem, e a tecnologia está aqui para levá-las para a tela. No fim, só importa que os cineastas façam bons filmes."

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas