Com "Entre Nós", diretor Paulo Morelli busca espaço do drama no cinema nacional

Por Luísa Pécora , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Em vídeo, cineasta fala sobre o mercado brasileiro e a experiência de dividir a direção com o filho, Pedro Morelli

Conhecido principalmente por "Cidade dos Homens", o diretor Paulo Morelli chega ao quarto filme apostando em um gênero pouco trabalhado pelo cinema nacional: o drama. "Entre Nós", que estreia nesta quinta-feira (27) e foi codirigido pelo filho do cineasta, Pedro, faz um retrato melancólico e intimista sobre os efeitos da passagem do tempo em uma turma de amigos.

Crítica: "Entre Nós" une drama e suspense para mostra efeitos do tempo
Vídeo: "O brasileiro ainda está descobrindo o cinema nacional", diz Caio Blat

"Hoje em dia o espaço do cinema brasileiro está sendo ocupado basicamente por comédias ou filmes de ação", afirmou Morelli, em entrevista ao iG. "O 'Entre Nós' entra num espaço muito pouco ocupado, que é o do drama. É um drama com suspense, que também tem comédia, mas basicamente um drama."

Veja a entrevista com Paulo e Pedro Morelli:

Estrelado por Caio Blat, Paulo Vilhena e Carolina Dieckmann, "Entre Nós" se divide em dois momentos. Em um alegre fim de semana de 1992, sete jovens escrevem cartas para si mesmos, que serão lidas dali a dez anos. Quando o novo encontro acontece, em 2002, o clima é radicalmente diferente e os amigos precisam lidar com a trágica morte de um de seus integrantes e as frustrações e arrependimentos da vida adulta.

Vídeo: Televisão afasta Paulo Vilhena e Carolina Dieckmann do cinema

A premissa das cartas representou o início da narrativa desenvolvida por pai e filho. O trabalho em família, segundo eles, se deu de forma tranquila. "A gente, por ser muito próximo, teve muito tempo de preparação", contou Pedro. "Na hora que a gente chegou para fazer já estava tudo alinhado. Fluiu bem."

Paulo e Pedro Morelli com a atriz Carolina Dieckmann no set de 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Entre Nós'. Foto: Divulgação

A dupla disse ter buscado referências principalmente no cinema do canadense Denys Arcand, que acompanhou a evolução de um mesmo grupo de personagens em "O Declínio do Império Americano" (1986) e "As Invasões Bárbaras" (2003). Seguindo a mesma fórmula e estimulados pelo elenco, os Morelli já planejam um "Entre Nós 2".

Siga o iG Cultura no Twitter

"Acho que o nosso filme se encaixa muito nesse modelo. Funcionaria muito bem um 'Entre Nós 2', já que o tema é a passagem do tempo, e já que temos um grande elenco que está super envolvido", disse Pedro.

Paulo pondera que o intervalo até o segundo filme, porém, terá de ser longo, de pelo menos oito anos. "Não dá para ser uma sequência como 'Homem-Aranha", disse. "Este filme só faz sentido se a história amadurecer e os atores envelhecerem."

Leia tudo sobre: entre nóscinemapaulo morellipedro morelli

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas