Veja os filmes que poderão estar na disputa pelo Oscar em 2015

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Biografia de James Brown, musicais e longas de Angelina Jolie e Christopher Nolan estão na lista selecionada pelo iG

Um Oscar acaba, outro começa. Após "12 Anos de Escravidão" ter faturado a estatueta no dia 2 de março, Hollywood já se prepara para a disputa de 2015.

Leia também: Em noite morna, Oscar premia "12 Anos de Escravidão"
Altos e baixos: Os melhores e os piores momentos da cerimônia do Oscar

O Oscar do ano que vem, aliás, já tem data para ser entregue: 22 de fevereiro. Até lá, campanhas milionárias vão tentar ajudar filmes e estrelas a conquistarem os preciosos votos dos cerca de 6 mil membros da Academia.

Veja 12 filmes que têm tudo para estar entre os indicados:

Imagem do filme 'Big Eyes', divulgada pelo site The Film Stage. Foto: ReproduçãoImagem do filme 'Boyhood'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Foxcatcher'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Get On Up'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Gone Girl'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'The Grand Budapest Hotel'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'The Imitation Game'. Foto: Divulgação'Inherent Vice' é a nova parceria de Paul Thomas Anderson e Joaquin Phoenix. Foto: Getty ImagesMatthew McConaughey no set de 'Interstellar'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Into the Woods', com Meryl Streep. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Jersey Boys', de Clint Eastwood. Foto: DivulgaçãoAngelina Jolie é a diretora de 'Unbroken'. Foto: Divulgação

"Big Eyes": Tim Burton conta a história real do casal de pintores norte-americanos Margaret e Walter Keane, que tiveram um duro divórcio e travaram uma batalha legal para decidir a autoria de algumas obras. Dois queridinhos da Academia são os protagonistas: Christoph Waltz, duas vezes ganhador do Oscar, e Amy Adams, que já foi indicada cinco vezes. Quem viu o filme, que ainda não tem previsão de estreia, disse que a atriz está excelente no papel e pode finalmente levar o prêmio.

"Boyhood": Um dos filmes mais comentados do Festival de Sundance, deu a Richard Linklater o prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim. O projeto, um dos mais pessoais do diretor, chama a atenção já pela proposta: foi filmado em 39 dias, mas durante 12 anos, acompanhando o crescimento de um menino dos 5 aos 18 anos. Assim, o ator Ellar Coltrane envelhece na tela como na vida real. O burburinho diz que Linklater fez um trabalho emocionante e original. Sem previsão de estreia no Brasil.

Divulgação
Imagem do filme 'Foxcatcher'

"Foxcatcher": O longa de Bennett Miller, o mesmo de "Capote" e "O Homem que Mudou o Jogo", era considerado um dos possíveis candidatos ao Oscar que passou, mas a estreia acabou ficando para este ano (e ainda não tem data certa nos EUA e no Brasil). A grande expectativa é pela atuação de Steve Carrell como John du Pont, herdeiro da fortuna da família du Pont e portador de esquizofrenia. No elenco, Mark Ruffalo e Channing Tatum.

"Get On Up": Cinebiografias costumam fazer sucesso no Oscar, e uma das mais aguardadas do ano é a do músico James Brown (1933-2006). O papel principal ficou para Chadwick Boseman, que chamou a atenção de Hollywood como protagonista de "42: A História de Uma Lenda", e a direção é de Tate Taylor, de "Histórias Cruzadas". Nos EUA, o filme estreia em 1º de agosto. No Brasil, não há previsão.

"Gone Girl": A força do filme na corrida pelo Oscar começa no fato de ser adaptação do best-seller "Garota Exemplar", de Gillian Flynn, que narra o desaparecimento de uma mulher no dia de seu aniversário de casamento. O protagonista é Ben Affleck, um ator cuja carreira ganhou novo fôlego após "Argo", ganhador do Oscar 2013. A direção ficou com David Fincher, duas vezes indicado ao Oscar. O filme estreia em 2 de outubro no Brasil.

AP
Ralph Fiennes no Festival de Berlim 2014

"The Grand Budapest Hotel": Ganhador do grande prêmio do júri no Festival de Berlim, o filme de Wes Anderson terá de manter o burburinho durante o ano. Ralph Fiennes pode receber a terceira indicação ao Oscar pelo papel de um famoso recepcionista que corteja viúvas loiras octogenárias em um hotel alpino de um imaginário país da Europa Central nos anos 1930. O elenco também inclui Bill Murray e Tilda Swinton. Estreia no Brasil em 3 de abril.

Siga o iG Cultura no Twitter

"The Imitation Game": Dirigido por Morten Tyldum, o filme tem produção de Harvey Weinstein, conhecido por não economizar esforços e dinheiro nas campanhas pelo Oscar. A ambientação na Segunda Guerra Mundial também costuma agradar a Academia, bem como histórias reais. Benedict Cumberbatch interpreta Alan Turing, matemático britânico que decifrou códigos nazistas e foi perseguido por ser homossexual. Sem previsão de estreia.

"Inherent Vice": Paul Thomas Anderson já recebeu cinco indicações para o Oscar, mas nunca levou um para casa. Isso pode mudar com o aguardado "Inherent Vice", filme no qual retoma a parceria com Joaquim Phoenix. O ator interpreta Larry "Doc" Sportello, um detetive que investiga o desaparecimento da ex-namorada na Los Angeles dos anos 1970. Estreia em 14 de dezembro nos EUA, sem previsão no Brasil.

"Interstellar": O celebrado diretor Christopher Nolan, indicado a três Oscar, dá um tempo dos filmes de super-heróis e se dedica à ficção científica sobre um grupo de pessoas que consegue superar limitações humanas e viajar no tempo. O elenco é comandado por Matthew McConaughey, vencedor do Oscar deste ano e ator mais quente de Hollywood, e também tem Anne Hathaway e Jessica Chastain. Estreia em 6 de novembro no Brasil.

Divulgação
Angelina Jolie e Louis Zamperini na primeira imagem do filme 'Unbroken'

"Into the Woods": Maior campeã de indicações entre atores e atrizes, Meryl Streep pode disputar o Oscar pela 19ª vez por esta adaptação do premiado musical da Broadway. Produzido pela Disney e dirigido por Rob Marshall, de "Chicago", o filme conta a história de um casal sem filhos que tenta reverter o feitiço de uma bruxa, interpretada por Streep. Estreia em 1º de janeiro no Brasil

"Jersey Boys": Outro musical muito aguardado, e também sucesso na Broadway, é o que conta a história de Frankie Valli e o grupo Four Seasons. A história não parece combinar muito com o diretor Clint Eastwood, mas ele já surpreendeu outras vezes e é sempre um concorrente de peso no Oscar. Como os atores principais serão os mesmos da versão teatral, Clint escalou um ator de peso como coadjuvante: Christopher Walkern, que será um mafioso que foi conselheiro do grupo. Estreia em 26 de junho.

"Unbroken": A direção de Angelina Jolie e o roteiro dos irmãos Joel e Ethan Coen já são suficientes para transformar o filme em destaque. A história inspiracional é do tipo que agrada o Oscar: um retrato da trajetória de Louis "Louie" Zamperini, esportista que deixou as pistas de atletismo para lutar na Segunda Guerra Mundial. A campanha de divulgação do filme já está a todo vapor, com o primeiro trailer divulgado no intervalo da Olimpíada de Inverno. Estreia no Natal nos EUA.

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar 2015cinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas