"Frozen - Uma Aventura Congelante" leva o Oscar 2014 de animação

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

É a primeira vitória da Disney na categoria, criada em 2002

Enorme sucesso de bilheteria, "Frozen - Uma Aventura Congelante" ganhou o Oscar de animação neste domingo (2). Foi a primeira vitória da Disney na categoria, criada em 2002.

"Frozen" era tido como favorito na competição, e para levar o Oscar bateu "Os Croods", "Meu Malvado Favorito 2", "Vidas ao Vento" e "Ernest and Celestine".

Imagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Frozen - Uma Aventura Congelante'. Foto: Divulgação

A animação é inspirada no conto do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805 -1875), "A Rainha do Gelo", pouco conhecido no Brasil, mas clássico na Europa.

O roteiro não apenas mudou completamente o enredo, como também grande parte de sua simbologia, mantendo apenas a ideia final - e mais importante - de que o amor é o principal instrumento de salvação dos personagens.

Siga o iG Cultura no Twitter

Na versão Disney do conto, Anna e Elsa são duas princesas do reino Arendelle. Porém, Elsa guarda um segredo que a mantém isolada no castelo: ela tem o poder de controlar a neve. Quando os pais morrem em um naufrágio, Elsa é coroada rainha, mas sem querer congela todo o reino e acaba fugindo por medo.

Anna, que passa a entender ali porque a irmã nunca esteve presente em sua vida, sai em busca de Elsa. É nessa empreitada em que conhece Kristoff e sua rena Sven, vendedores de gelo em crise depois que o país congelou, assim como o divertido boneco de neve Olaf (voz de Fabio Porchat), que sonha ingenuamente passar o verão ao sol na praia.

Com Reuters

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar 2014cinemafrozenanimação

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas