Filmes passarão a ser lançados sempre às quintas-feiras no Brasil

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Há mais de 20 anos, a sexta era o dia de estreia; para exibidores, mudança pode aumentar boca a boca e ajudar bilheterias

A partir de 13 de março, a quinta-feira será o dia oficial para lançamentos nos cinemas do País. Será o fim de uma tradição de mais de 20 anos de estreias sempre às sextas-feiras.

Os primeiros lançamentos afetados pela mudança serão os nacionais "Alemão" e "Éden" e os internacionais "About Last Night", "Need For Speed", "Prenda-me", "Refém da Paixão" e "Vampire Academy". Todos estrearão no dia 13 e não 14, como previsto anteriormente.

Veja imagens do filme "Alemão":

Cena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoCena do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Alemão'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Alemão'. Foto: Divulgação

A mudança começou a ser debatida pelos exibidores em abril de 2013 e foi bem aceita pelas distribuidoras. A expectativa do mercado é aumentar a ida ao cinema às quintas, hoje considerado um dia fraco, e oferecer mais um dia de boca a boca, o que poderia ajudar o resultado de  filmes nacionais e internacionais nas bilheterias.

Siga o iG Cultura no Twitter

"Hoje a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia", afirmou, em comunicado, o presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec).

Países como Alemanha, Rússia, Austrália, Argentina, Peru, Bolívia e Chile têm seus lançamentos cinematográficos às quintas. Os Estados Unidos, porém, têm estreias às sextas.

Leia tudo sobre: cinemaexibidores

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas