Longas 'Ela', 'Nebraska' e 'Philomena' disputam estatuetas no prêmio da Academia de Hollywood; saiba mais

Três dos nove indicados ao Oscar 2014 de melhor filme estreiam no Brasil nesta sexta-feira (14): “Ela”, de Spike Jonze; “Nebraska”, de Alexander Payne; e “Philomena”, de Stephen Frears.

Joaquin Phoenix em cena do filme 'Ela'
Divulgação
Joaquin Phoenix em cena do filme 'Ela'

Embora não estejam entre os favoritos ao prêmio – como “12 Anos de Escravidão” , “Gravidade” e “Trapaça” – os três filmes representam bons trabalhos de diretores consagrados e de diferentes estilos.

Jonze, em seu primeiro longa de ficção desde “Onde Vivem os Monstros” (2009), conta uma bonita história de amor em “Ela”. Em boa atuação, Joaquim Phoenix passa grande parte do tempo sozinho na tela, na pele de Theodore, um homem solitário que se apaixona por um sistema operacional. A sensual voz do programa é da atriz Scarlett Johansson.

Mais: Indicados ao Oscar 2014 se reúnem em almoço

“Ela” concorre em cinco categorias: além de melhor filme, roteiro adaptado, trilha sonora, canção original e direção de arte.

Cena do filme 'Philomena'
Divulgação
Cena do filme 'Philomena'

Mais: "Selo de qualidade", Oscar garante bilheteria e impulsiona carreiras

Payne, que ganhou dois Oscar como roteirista – por “Os Descendentes” em 2011 e “Sideways – Entre Umas e Outras” em 2004 –, neste ano conseguiu uma vaga na disputada categoria de melhor diretor. No total, o filme concorre em cinco categorias: além das duas já citadas, roteiro original, atriz coadjuvante para June Squibb e ator para Bruce Dern.

Aos 77 anos, Dern oferece uma das melhores atuações de sua carreira e recebeu a primeira indicação ao Oscar desde 1978, quando disputou ator coadjuvante por “Amargo Regresso”. Em “Nebraska” ele é Woody, um idoso alcoólatra que acredita ter ganho US$ 1 milhão. Sem conseguir fazê-lo desistir da ideia, o filho David (Will Forte), decide levá-lo de carro de Montana a Nebraska para coletar o suposto prêmio. A jornada acaba ajudando os dois, e toda a família, a se reaproximar.

Já “Philomena” é o filme de maior expressão de Frears desde “A Rainha” (2006). O diretor trabalhou com um roteiro coescrito pelo comediante Steve Coogan, bastante popular na televisão britânica, e que também está no filme como ator.

Imagem do filme 'Nebraska'
Divulgação
Imagem do filme 'Nebraska'

Indicada ao Oscar de melhor atriz, Judi Dench interpreta uma personagem real, Philomena Lee, uma idosa irlandesa que durante 50 anos lutou para reencontrar o filho que foi forçada a entregar para adoção.

Mais: Por que "Trapaça" é favorito ao Oscar?

Coogan interpreta um jornalista que concorda em escrever sobre a história de Philomena para tentar salvar uma carreira em declínio. O longa teve quatro indicações ao Oscar: filme, atriz, roteiro adaptado e trilha sonora.

Outros indicados

Com a estreia destes três filmes, apenas dois dois indicados à estatueta principal não terão chegado circuito nacional: "Clube de Compras Dallas", previsto para dia 21, e "12 Anos de Escravidão", que está em pré-estreia em algumas cidades e chegará oficialmente às salas no dia 28.

Os demais indicados - "Gravidade", "Trapaça", "O Lobo de Wall Street" e "Capitão Phillips" - já chegaram aos cinemas.

A cerimônia do Oscar será realizada em 2 de março.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.