Cinco curiosidades sobre "Trapaça"

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Um dos favoritos ao Oscar, filme tem beijo de Jennifer Lawrence e Amy Adams, penteados marcantes e história inspirada em escândalo real; saiba mais

O filme "Trapaça", de David O. Russell, chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (7) como um dos mais fortes candidatos ao Oscar 2014. O elenco tem um time de estrelas: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence.

Crítica: "Trapaça" faz retrato cômico e pop do mundo do crime

Imagem do filme 'Trapaça'. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Divulgação/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Trapaça'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Divulgação/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Divulgação

Bale é Irving Rosenfeld, ambicioso empresário criado no Bronx, em Nova York, cuja rede de lavanderias serve de fachada para seu verdadeiro negócio: vender obras de arte falsificadas. Em uma festa ele conhece e se apaixona por Sydney Prosser (Adams), ex-stripper que passa a ajudá-lo em seus golpes.

Siga o iG Cultura no Twitter

Os dois são obrigados a colaborar com o FBI após serem presos em flagrante por Richie DiMaso (Cooper), desequilibrado agente que encabeça uma operação anticorrupção. O trabalho em conjunto inclui uma série de dificuldades, da aproximação entre Sydney e Richie até o imprevisível temperamento de Rosalyn (Lawrence), a mulher de Irving, que se recusa a aceitar o divórcio.

Veja cinco curiosidades sobre "Trapaça".

O beijo de Jennifer Lawrence e Amy Adams: As duas atrizes têm poucas cenas juntas, mas uma delas, dentro de um banheiro, é das mais marcantes do filme. O beijo, que põe fim a uma acalorada discussão, foi ideia de Adams, segundo contou à apresentadora Chelsea Handler: "Pensei: qual a coisa mais louca que ela poderia fazer comigo? E achei que ela deveria me beijar."

Figurinos e penteados são parte da história: Russell e sua equipe deram especial atenção às roupas e cabelos dos atores, inspirados na moda dos anos 1970. Bale está irreconhecível: engordou mais de 18 quilos e adotou uma esquisita peruca que seu personagem, Irving, usa para esconder a careca. Adams desfila uma série de modelitos decotados, enquanto Lawrence usa um dramático penteado no cabelo bem loiro. Cooper aparece com cabelo enrolado e Jeremy Renner, no papel de um político, tem um topete de respeito.

Divulgação
Imagem do filme 'Trapaça'

A trama é baseada em um acontecimento real: Para fazer "Trapaça", Russell se inspirou no escândalo conhecido como Abscam, dos anos 1970, quando o FBI (polícia federal americana) contou com a colaboração de um criminoso para incriminar figuras maiores. Na operação, políticos foram filmados aceitando propina de um fictício milionário do Oriente Médio.

Russell convocou seus atores favoritos: "Trapaça" combina o elenco dos dois últimos filmes de Russell. De "O Vencedor" ele escalou Adams e Bale. De "O Lado Bom da Vida" estão Lawrence, Cooper e Robert De Niro, que interpreta um chefão da máfia nova-iorquina.

O ataque na maratona de Boston afetou a filmagem: Apesar de a história de "Trapaça" se passar em Nova York, grande parte das filmagens aconteceu em Boston. As gravações chegaram a ser suspensas por causa do ataque durante a Maratona de Boston, que aconteceu em abril de 2012 e deixou três mortos e quase 180 feridos. Russell disse que a tragédia impactou muito a equipe, que foi visitar vítimas em hospitais da cidade.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas