Por que "Trapaça" é favorito ao Oscar?

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Veja os cinco pontos fortes do filme dirigido por David O. Russell na corrida pela estatueta da Academia

O filme "Trapaça", que estreia nesta sexta-feira (7) no Brasil, complicou a corrida pelo Oscar quando chegou aos cinemas norte-americanos, em dezembro de 2013.

Crítica: "Trapaça" faz retrato cômico e pop do mundo do crime

Na época, "12 Anos de Escravidão" e "Gravidade" eram considerados os únicos reais concorrentes à estatueta, mas o filme de David O. Russell conquistou seu espaço e é forte candidato à consagração na cerimônia de 2 de março.

Imagem do filme 'Trapaça'. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Reprodução/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Divulgação/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Trapaça'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Divulgação/FacebookImagem do filme 'Trapaça'. Foto: Divulgação

Veja por que "Trapaça" é favorito ao Oscar:

É o único indicado em todas as categorias importantes: Diferentemente dos demais concorrentes, "Trapaça" disputa todos os principais prêmios do Oscar: melhor filme, diretor, roteiro, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. Isso mostra que o longa tem boa aceitação entre diferentes setores da Academia e o coloca numa posição mais confortável do que "Gravidade", que foi esnobado na categoria roteiro, considerada crucial para uma vitória no prêmio principal.

Saiba mais: Tudo sobre o Oscar 2014

É um filme de atores: O estrelado elenco de "Trapaça" conta com Christian Bale, Jennifer Lawrence, Amy Adams e Bradley Cooper. Todos já foram indicados ao Oscar e os dois primeiros levaram estatuetas para casa, ambos por filmes de Russel (Bale por "O Vencedor", Lawrence por "O Lado Bom da Vida"). O fato de o elenco estar em foco - e fazendo um bom trabalho - ajuda "Trapaça" no Oscar: afinal, os atores constituem o maior grupo votante (1,3 mil membros ou 22% da Academia).

Reuters
Jennifer Lawrence com o Globo de Ouro que ganhou por 'Trapaça'

Jennifer Lawrence está no elenco: Ganhadora do Oscar de melhor atriz no ano passado, Lawrence se manteve no topo e continua sendo a estrela do momento. Além de talentosa, é simpática, espontânea e costuma se sair bem em discursos e entrevistas. Resistir ao seu charme pode ser tarefa difícil.

É o concorrente mais leve e divertido: Polêmicas podem atrapalhar as chances de um filme no Oscar, como aconteceu no ano passado com "A Hora Mais Escura", que deixou de ser favorito em meio às acusações de que fazia apologia à tortura. "Trapaça" não tem com o que se preocupar: não há grandes questões políticas ou sociais no filme, certamente o mais leve dos concorrentes. A plateia costuma sair feliz do cinema, algo que costuma agradar os concorrentes do Oscar ("Chicago" e "Argo" são exemplo disso).

Fez sucesso nas bilheterias: Embora essa regra venha mudando, ter boa bilheteria é tido como fator importante para que um filme fature o Oscar. "Trapaça" é, sem dúvida, um sucesso comercial - já faturou US$ 133,5 milhões (R$ 321,4 milhões) apenas nos Estados Unidos. É a segunda maior bilheteria entre os indicados, atrás apenas de "Gravidade", que se beneficiou de ingressos mais caros cobrados por exibições em 3D.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas