Philip Seymour Hoffman em 7 personagens

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Ganhador do Oscar pelo papel de Truman Capote, ator norte-americano foi encontrado morto em Nova York

A morte de Philip Seymour Hoffman, aos 46 anos, colocou fim à carreira de um dos mais talentosos atores do cinema norte-americano. Ganhador do Oscar por "Capote", Hoffman foi encontrado morto no domingo (2) em seu apartamento em Nova York, e a polícia acredita em overdose de heroína.

Leia também: Polícia acha seringas usadas na casa de Hoffman
Repercussão: Artistas lamentam morte de Philip Seymour Hoffman

Com carreira movimentada também na Broadway, inclusive como diretor, Hoffman era bastante prolífico no cinema. Interpretou tanto protagonistas quanto coadjuvantes que muitas vezes roubavam a cena, e trabalhou com cineastas como Paul Thomas Anderson, Charlie Kaufman, Sidney Lumet, entre outros.

Relembre sete personagens marcantes de Philip Seymour Hoffman:

Philip Seymour Hoffman posa para fotos no Festival de Sundance, em janeiro. Foto: APPhilip Seymour Hoffman em 'O Mestre'. Foto: DivulgaçãoPhilip Seymour Hoffman em 'Dúvida'. Foto: DivulgaçãoLaura Linney e Philip Seymour Hoffman em 'A Família Savage'. Foto: DivulgaçãoTom Hanks e Philip Seymour Hoffman em 'Jogos de Poder'. Foto: DivulgaçãoPhilip Seymour Hoffman em 'Capote'. Foto: DivulgaçãoPhilip Seymour Hoffman em 'Felicidade' . Foto: DivulgaçãoPhilip Seymour Hoffman em 'Boogie Nights: Prazer Sem Limites'. Foto: Divulgação

Lancaster Dodd em "O Mestre" (2012): Última colaboração de Hoffman com o diretor Paul Thomas Anderson (que também o dirigiu em "Embriagado de Amor", "Magnólia" e "Boogie Nights"), rendeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. Inspirado na cientologia, o filme tem Hoffman no papel de um misto de guru reliogioso e homem de negócios que está por trás de uma seita transcendental.

Padre Brendan Flynn em "Dúvida" (2008): Hoffman também foi indicado ao Oscar de coajuvante por este filme de John Patrick Shanley. Ele interpreta um padre que tem sua relação com um jovem aluno questionada por uma freira, interpretada por Meryl Streep. A atuação segue o título do filme: deixa o espectador sem saber se Flynn é culpado ou inocente.

Jon Savage em "A Família Savage" (2007): A coméda dramática da diretora Tamara Jenkins tem Hoffman em um dos papéis mais parecidos com ele, segundo contou ao site Vulture. No filme, dois irmãos frustrados - ele um professor de teatro, ela (Laura Linney) uma aspirante a dramaturga - são obrigados a confrontar o passado quando seu pai enfrenta um grave problema de saúde.

Reprodução
Truman Capote e a versão de Philip Seymour Hoffman em "Capote"

Gust Avrakotos em "Jogos do Poder" (2007): Mesmo quem não gostou do filme de Mike Nichols elogiou a atuação de Hoffman como um agente da CIA que se une ao congressista Charlie Wilson (Tom Hanks) para armar os afegãos durante a guerra contra a União Soviética. O ator roubou a cena de seus colegas mais badalados - Hanks e Julia Roberts.

Truman Capote em "Capote" (2005): Mais conhecido e celebrado personagem de Hoffman, pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator. Ele interpreta o escritor Truman Capote durante a apuração de seu livro "À Sangue Frio". Mesmo adotando os maneirismos e a voz fina do autor, Hoffman foi além da imitação e não caiu na caricatura. Direção de Benneth Miller.

Allen em "Felicidade" (1998): O diretor de Todd Solondz deu a Hoffman um dos papéis mais difíceis de sua carreira: um homem doentio que liga para estranhos para se masturbar ao telefone. O ator chamou a atenção por humanizar o personagem na medida certa.

Scottie J. em "Boogie Nights: Prazer Sem Limites" (1997): Um dos primeiros papéis de destaque de Hoffman, e até hoje um dos mais marcantes. Na pele de um técnico de som homossexual, o ator conseguiu chamar a atenção em um filme cheio de estrelas, como Mark Wahlberg, Julianne Moore, Burt Reynolds, William H. Macy e Heather Graham.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas