Semana David Bowie: cantor estrelou filmes de David Lynch e Martin Scorsese

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Relembre os principais trabalhos do músico no cinema, como "Twin Peaks" e "A Última Tentação de Cristo"

Além de ser um dos maiores astros do rock, David Bowie também tem no currículo participações marcantes em filmes de diretores como David Lynch, Martin Scorsese, Tony Scott e Julian Schnabel.

Veja também: David Bowie, uma vida em dez canções

Sua carreira no cinema começou nos anos 1970 e foi especialmente movimentada na década seguinte. Muitos de seus filmes viraram "cults", como "Fome de Viver", "Labirinto - A Magia do Tempo" e "Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer".

Infográfico: As várias faces de David Bowie

Na semana em que o músico ganha exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, o iG selecionou dez filmes para ver Bowie em seu lado ator.

David Bowie no filme 'O Grande Truque' (2006). Foto: DivulgaçãoDavid Bowie como Andy Warhol em 'Basquiat - Traços de uma Vida'. Foto: DivulgaçãoMiguel Ferrer, Kyle MacLachlan, David Lynch e David Bowie em 'Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Romance por Interesse', de 1991. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'A Última Tentação de Cristo', de 1988. Foto: DivulgaçãoDavid Bowie no filme 'Absolute Beginners', de 1986. Foto: DivulgaçãoDavid Bowie no filme 'Labirinto - A Magia do Tempo', de 1986. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Furyo - Em Nome da Honra', de 1983. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Fome de Viver' (1983). Foto: DivulgaçãoDavid Bowie em 'O Homem que Caiu na Terra', de 1976. Foto: Divulgação

"O Grande Truque" (2006): Bowie interpreta o físico Nikola Tesla neste filme de Christopher Nolan sobre a rivalidade entre dois mágicos do século 19, vividos por Hugh Jackman e Christian Bale.

"Basquiat - Traços de Uma Vida" (1996): Além de ter escrito uma canção chamada "Andy Warhol", faixa do álbum "Hunk Dory", Bowie também interpretou o artista no longa de Julian Schnabel sobre Jean-Michel Basquiat.

Leia também: Diretor de museu fala de exposição sobre Bowie

"Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer" (1992): Bowie faz uma participação como o misterioso agente do FBI Philip Jeffries no filme de David Lynch que serve de prequel à célebre série de televisão "Twin Peaks".

Divulgação
David Bowie em 'Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer'

"Romance por Interesse" (1991): Comédia de Richard Shepard na qual Lucy (Rosanna Arquette) e Monte (Bowie) tentam roubar o restaurante em que trabalham. Ela se apaixona por ele, britânico que precisa de green card para ficar nos EUA.

Leia também: Bowie já veio duas vezes ao Brasil e é fã de Niemeyer

"A Última Tentação de Cristo" (1988): Como intérprete de Pôncio Pilatos, Bowie tem participação pequena, mas crucial neste que é um dos mais polêmicos filmes do diretor Martin Scorsese.

"Absolute Beginners" (1986): Musical sobre a vida em Londres no final dos anos 1958, tem direção de Julien Temple. Além de interpretar o publicitário Vendice Partners, Bowie escreveu a canção-tema do filme.

"Labirinto - A Magia do Tempo" (1986): Em um de seus papéis mais famosos, Bowie interpreta o perverso mago Jareth, o Rei dos Duendes, que sequestra o irmão da jovem Sarah (Jennifer Connelly). O cantor também criou a trilha sonora do filme, que tem direção de Jim Henson.

"Furyo - Em Nome da Honra" (1983): Único filme em inglês do diretor japonês Nagisa Oshima. Bowie interpreta um soldado britânico que vira prisioneiro em um campo de concentração no Japão.

"Fome de Viver" (1983): Dirigido por Tony Scott, tem Bowie e Catherine Deneuve como um casal de vampiros. A cena inicial, no qual os dois buscam presas em uma casa noturna, ficou célebre.

"O Homem que Caiu na Terra" (1976): Primeiro grande papel de Bowie, o filme tem direção de Nicolas Roeg. O cantor interpreta um alienígena que vem à Terra para tentar salvar seu planeta, atingido por grave seca.

Leia tudo sobre: david bowiemúsicacinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas